Precificação por conjunto de atributos


#1

Boa tarde, pessoal.
Temos hoje na empresa um sistema próprio desenvolvido ainda em Clipper. Apesar das limitações da linguagem, este sistema pôde ser desenvolvido perfeitamente de acordo com nossas particularidades e isso está nos dificultando um pouco na “mudança cultural” para implantação do Adempiere.
Nossos produtos possuem diversas derivações (subgrupo, tipo de suporte, quantidade de cores da estampa, cor do material, medida e espessura/gramatura). Por exemplo: uma das variações do produto “bobina” é “personalizada”, “monolúcido”, “2/2”, “branca”, “20x25”, “0,06mm”. Para não ter que cadastrar cada derivação como um produto independente, em nossa simulação resolvemos este problema com os Conjuntos de Atributos.
Porém o preço de venda para cada uma dessas derivações de um mesmo produto é diferente, e só conseguimos criar a lista de preços pelo produto principal. Gostaria de saber se:

  1. É possível detalhar a lista de preços por instâncias de conjunto de atributos (ao invés de apenas pelo produto principal)?
  2. Esta é a forma mais apropriada para tratar nossos produtos no Adempiere?

Obrigado!
Marcelo Monsores


#2

Marcelo,

O conjunto de atributos é a forma do ADempiere tratar essas características mencionadas, no entanto, temos duas observações:

1 - O preço realmente é determinado para o produto~

2 - O conjutno de atributos oferece uma forma “organizada” de manter essas características do produto, mas, qualquer diferença no conjunto de atributos é na verdade um novo produto

Isso é necessário para o controle adequado do inventário/estoque, então no seu exemplo, ao criarmos uma bobina “personalizada”, “monolúcido”, “2/2”, “branca”, “20x25”, “0,06mm” teremos um produto,

Se mudarmos a cor, por exemplo, para azul, isso será um novo produto no sistema.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, mande pra gente.

Um abraço,
Eduardo.


#3

Marcelo,

Esqueci de completar com o seguinte comentário…

O Adempiere proporciona um excelente ambiente de desenvolvimento e customizações para que você possa ajustá-lo a suas necessidades, sem interferir no processo de atualizações de versões, sejam estas do próprio ADempiere ou do ADempiereLBR.

Um abraço,
Eduardo.