Controle de adimplência


#1

Caros,

Continuando minha série de perguntas sobre o ADempiere, gostaria de saber se há uma maneira eficiente de fazer controle de clientes inadimplentes de maneira automática. O registro de saldo em aberto de um parceiro de negócios é útil, mas não considera os vencimentos dos pagamentos. A função de processamento de cobrança pode considerar, mas é necessário chamá-la para obter o retorno. O ideal seria algum indicador na própria tela de cadastro do parceiro e também na lista para seleção, no caso de uma abertura de solicitação, por exemplo.

Para facilitar o entendimento da razão do meu questionamento: vendemos um produto para o qual disponibilizamos suporte técnico gratuito, desde que o cliente esteja em dia com suas obrigações financeiras. Portanto, durante o atendimento, é necessária uma forma rápida de acesso ao status de adimplência. Em nosso atual sistema, temos um campo para marcar o estado do cliente, mas o processo é feito manualmente e, por isto, está sujeito a erros. O ideal seria uma atualização automática deste status, nem que seja por meio de um processador que execute uma vez por dia ou com alguma outra freqüência desejada.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda. Vocês têm sido essenciais na minha avaliação do sistema. Espero poder contribuir com minhas descobertas e formas de utilização em breve.


#2

Tiago,

A view RV_OpenItem, contém todos os dados referentes a pagamentos em aberto.

Minha sugestão seria criar uma coluna SQL na tabela de parceiro de negócios que mostre esse status que você gostaria.

Um abraço,
Eduardo.