Cálculo de frete


#1

Caros,

Tenho uma situação que ocorre aqui na empresa e gostaria de saber a melhor forma de lidar com ela no ADempiere.

Quando enviamos pedidos, o fazemos por duas vias diferentes, que têm valores diferentes. No momento da compra, o cliente decide por qual meio de entrega deseja receber seu produto. O ideal seria ter este valor de frete acrescido automaticamente a cada pedido (mesmo que sejam enviados dois ou mais produtos por pedido, o valor de entrega é o mesmo).

Daí surge uma outra questão: temos representantes de vendas que são comissionados. O cálculo do valor da comissão deve ser feito sobre o valor dos produtos, excluindo o frete. Assim, se tenho uma venda de R$100,00 e frete de R$50,00, a fatura deverá ser gerada com o valor de R$150,00, entretanto, a fatura para o representante deverá ser gerada com base no valor da venda (R$100,00).

Para estas questões, imagino que haja alguma maneira de gerar o pedido sem o frete e gerá-lo apenas na fatura. Daí eu mando o cálculo da comissão ser baseado na fatura.

Entretanto, surgem mais duas dúvidas: se a comissão for calculada sobre a fatura, pedidos não pagos entrarão no cálculo? Existe uma maneira de a comissão ser calculada somente sobre valores de parcelas pagas?

Desculpem pela grande quantidade de dúvidas e muito obrigado pela atenção.


#2

Tiago, não sei muita coisa desta parte, o Eduardo que pode ajudar melhor…

Sei que tem como fazer o cálculo de comissão apenas das faturas recebidas, e a comissão é gerada a partir da fatura e não do pedido.

Se não me engano na Tela da Empresa, vc pode definir um produto como o Produto para frete, ou seja, vc vai precisar cadastrar um “produto” frete, e dai vc adiciona no pedido como um item normal, que ele será adicionado o valor final da venda e até mesmo calcular o ICMS, pois ele tbm entra na base de calculo.

Dai, eu acho que vc pode definir nas customizações de comissão, q vc não paga comissão para o produto frete, e dai teoricamente, vc só estaria pagamento a comissão sobre os valores dos produtos


#3

Mario, sua informação foi muito útil, pois realmente é fácil fazer o comissionamento desta forma; basta cadastrar os produtos de frete em uma categoria específica e não incluí-la no cálculo das comissões.

Realmente há a opção “Produto para Frete” na tela da empresa, mas não entendi muito bem sua utilização, pois valores de frete geralmente são variáveis, o que demandaria diferentes produtos para frete. Além disso, posso cadastrar um produto para cada tipo de frete que temos, mas não entendi por que há o cadastro de transportadora, por exemplo, se este cálculo do valor do frete não for feito de forma automática. Alguém sabe se há uma maneira já prevista no sistema para cálculo automático do valor do frete? Se houver, ele pode ser personalizado?

Mais uma vez, agradeço a atenção despendida.


#4

Tiago,

Não existe (pelo menos que eu conheça …) uma forma de fazer o cálculo automático do valor do frete no sistema.

Isso é recurso que exigiria um desenvolvimento.

Um abraço,
Eduardo.