Comissões


#1

Olá pessoal,

Pelo que pude verificar, o Adempiere possui um sistema de comissionamento baseado em regras fixas, como tantos % sobre pedidos já recebidos de um representante de vendas específico e etc. Na minha empresa, trabalhamos com sistema de comissionamento variável, baseado no preço de venda que foi acertado. Para gerar um comissionamento correto, o mesmo teria que ser designado no momento da ordem de venda, porém não vejo como adicionar essa informação nesse passo.

Alguém tem sugestões de como realizar o tratamento desse processo? Ou vai ser necessário customizar a janela de ordem de venda e depois criar um novo processo de comissionamento, desabilitando totalmente o processo interno de comissionamento do adempiere?

Obrigado.


#2

Gustavo,

Para definir comissões diferentes para cada pedido, é necessário modificar o sistema padrão, pois essa não é uma condição prevista.

Um idéia simples seria vc apenas incluir um campo de porcentagem na janela de Ordem de Venda, e a partir de um relatório gerar o cálculo de comissões.

Dependendo do número de vendedores que você paga comissão o maior trabalho seria entrar com esses pagamentos no sistema através da janela de Fatura(Fornecedor) e/ou Pagamentos diretamente.

Um abraço,
Eduardo.


#3

Oi Edu,

Não são muitos vendedores, então talvez a sua idéia seja válida. Como eu nunca tentei criar um relatório, tem algum tipo de tutorial em algum wiki da vida pra me guiar?

Obrigado!


#4

Gustavo,

Tem um pequeno tutorial aqui, acho que pode te ajudar.

Mas o mais importante é criar uma view no banco de dados, a parte do ADempiere e/ou Compiere é extremamente simples.

Um abraço,
Eduardo.

jorgjanke.com/2007/08/howtoreport.html


#5

Ótimo, já é um começo, o resto eu me viro.

Obrigado novamente.


#6

Edu,

Pensei numa possível solução sem ter que criar relatório, veja o que você acha…

Como eu vendo serviços e não um produto específico, pensei em fazer a diferenciação entre as comissões de acordo com um produto. Algo como criar um produto “Serviço Comissão Padrão”, outro produto “Serviço Comissão Reduzida”, e outros à medida que forem necessários. Na ordem de venda, eu usso esses produtos de acordo com a comissão acertada, e na janela de comissionamento, crio as regras baseados nesses produtos.

Acredita ser viável?

Abraço


#7

Gustavo,

Acho que é alternativa viável sim …

No entanto, apenas considere o seguinte fator:

Por padrão a descrição do produto que é levada para o Nota Fiscal (tenho certeza que você ainda vai usar o ADempiere aí, gerando automaticamente as NFs eletrônicas (NF-e) da Prefeitura de São Paulo :slight_smile: ), o que você acha de “migrar” essa opção para a Categoria / Grupo do Produto, que também é um filtro disponível na janela de comissão?

Um abraço,
Eduardo.


#8

Edu,

Não entendi muito bem a diferença prática entre fazer a categoria de produto como identificador em vez do próprio produto… eu pretendo usar o campo descrição da linha da ordem de venda para colocar na NF e ignorar o produto em si, então isso vai independer do produto que eu colocar lá. Ou você está falando de algo diferente?

E isso de gerar NF-e automaticamente me interessa, tem algum lugar que explica melhor como fazer essa funcionalidade?

Abraço


#9

vc esta certo Gustavo, pode criar vários “produtos” como regras diferentes, o que vai importar na NF é a descrição que vc colocar na linha do pedido.

sobre a nfe, de uma olhada neste site
http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//nfe/manuais.asp

no seu caso que a empresa é de serviço, vc vai usar o envio de lotes rps, é aparentemente simples, pois vc apenas precisa gerar um arquivo txt, e fazer o upload no site.

parece que existe uma outra solução usando webservices, mas provavelmente é bem mais complicado

sds, Mario


#10

Mario,

Valeu pelo link, vou ler pra ver como implementar a funcionalidade.

Aproveitando o papo sobre descriçoes, tenho uma duvida/problema em relaçao a isso, mas vou abrir outro topico pra nao ficar OT.

Abraço!


#11

Boa tarde,

verifiquei um pouco a parte de comissão e vi que é gerada por pedido,fatura ou recibo. Também verifiquei que é necessário a pessoa estar cadastrada como representante de vendas, e que na hora da venda você escolhe ele(no campo representante de vendas) para informar a comissão para ele. Seria isto mesmo?

Agora estou tentando resolver uma solução para a minha condição que é a seguinte, existe a comissão que é paga para um determinado funcionário em cima de um serviço, e também existe a situação de pagar comissão para outro funcionário com outro serviço dentro da mesma venda. No caso seria a comissão dupla, aonde ia ser calculada a comissão sobre serviço para um funcionário e outra comissão sobre outro serviço para outro funcionário. Deu para entender?

Qualquer dúvida eu esclareço melhor.

Grato pela atenção.

Abraço.