Venda parcelada / contas a receber


#1

Caros,

Estou avaliando o ADempiere para implantação na empresa onde trabalho e tenho uma dúvida com relação às vendas parceladas e controle de contas a receber. Atualmente em nosso sistema, quando uma venda é parcelada pelo cliente, são gerados tantos lançamentos quanto o número de parcelas. Cada parcela é paga via boleto e, portanto, pode ser acrescida de multa / juros. Além disto, quando há custo de frete, o mesmo é incluído integralmente na primeira parcela.

Dado este cenário, gostaria de saber se vocês têm alguma dica / solução para utilizar o conjunto padrão de funcionalidades do ADempiere ou se é necessário algum tipo de personalização.

Uma outra dúvida (bastante primária, por sinal): existe alguma maneira para fazer controle do “contas a receber” diretamente? Ou seja, posso fazer um lançamento sem ser por uma venda, por exemplo? Em caso afirmativo, como?

Grato pela atenção.


#2

O sistema gera apenas uma fatura e as entradas na programação de pagamento, e as baixas são feitas através do saldo, ou seja, sem fazer nenhuma alterção vc não consegue controlar por exemplo se a parcela 2 está paga antes da 1, ou em que data foi o pagamento.

Sobre o custo do frete, se vc clicar no botão completar e “preparar” o documento ele cria as entradas na programação de pagamento e vc pode altera-las antes de “completar” realmente a fatura, com isso vc consegue alterar os valores e datas de cada parcela, mas isso é manual.

Se vc tiver algum conhecimento em Java, acho que não é tão difícil fazer estas customizações, eu mesmo já fiz coisa parecida para um de nossos clientes.

Vc pode sim, lançar uma fatura (cliente) direto, sem passar pela Ordem de Venda e Expedição, basta criar uma entrada na janela Fatura (Cliente) que ele vai gerar um contas a receber, ou se quizer um contas a pagar, crie uma entrada na janela Fatura (Fornecedor)


#3

Muito obrigado pelas respostas!
Uma dúvida que tenho (talvez este não seja o melhor lugar para tirá-la): alguma sugestão de por onde iniciar para eu poder avaliar o código do sistema e projetar as customizações que terei de fazer?


#4

Dê uma olhada na parte de downloads do AdempiereLBR no SourceForge, nos documentos tem um install-AdempiereLBR.doc que vai te ajudar.

Mas ele está um pouco desatualizado, de uma olhada nesse tópico para ver a alteração necessária: LBR build feito a partir do Adempiere estável?

Abraços