Estoque Consignado


#1

Olá a todos,

Primeira participação neste fórum que descobri ao acaso no fórum do Adempiere no SourceForge. E aproveito pra dar um alô pro Edu :smiley:

Uso Compiere (2.5.0c) em minha empresa desde o início de 2005. Devido a alguns erros por parte da empresa que fez a customização (basicamente fez as modificações em Dictionary ao invés de User Maintained), estou impedido de fazer atualizações da minha instalação, então depois de algumas tentativas frustradas no passado, resolvi finalmente ir atrás de refazer a implantação com uma versão atual, mas dessa vez da maneira correta. Achei sem querer o Adempiere e o AdempiereLBR e fiquei feliz ao saber que já existe algo praticamente pronto pra estrutura nacional, só precisando mesmo fazer as customizações pras necessidades da empresa.

Como atualmente uso muito pouco da funcionalidade total do Compiere, no momento estou realizando meus testes também pra tentar adequar a empresa aos processos internos do Compiere, e então usar mais de sua funcionalidade. E também aprender como fazer, pois faz muito tempo que mexi com isso a última vez.

Enfim, vamos à pergunta em si: hoje possuo um estoque consignado de vários produtos de um parceiro. Toda vez que chega material, ele vem com uma nota fiscal de consignação e eu dou entrada destes produtos no estoque. Somente quando eu uso esse material, daí vem uma nota fiscal de faturamento do parceiro, com boleto para pagamento. Qual a melhor forma de fazer essa operação no Adempiere, sendo que eu gostaria de ter registrado que o material chegou com nota fiscal de consignação X e teve nota fiscal de faturamento Y (que daí sim geraria o ítem em aberto pro financeiro)?


#2

Fala Gustavo,

Há quanto tempo!

Bem, para esse caso, minha sugestão é a seguinte:

O processo de compra do ADempiere tem os documentos de Recebimento de Material e Fatura Fornecedor, sendo que, ao registrar um Recebimento de Material o sistema faz a entrada dos itens no estoque, e as registrar a fatura do fornecedor, gera o Contas a Pagar.

Então, se você fizer um Pedido de Compra, e fizer os recebimentos de material com base neste Pedido, e posteriormente fizer a entrada da Fatura com base no Recebimento de Material, será possível ter um bom controle de todo esse processo.

Qualquer dúvida adicional, mande aqui pra gente.

Um abraço,
Eduardo.


#3

É Edu, tempo demais! Temos que marcar um dia pra tomar uma cerveja :slight_smile:

Sobre a sua sugestão, só tenho um problema: imagine que chegaram os materiais A e B na mesma nota de consignação, porém eu consumo o material A antes do material B. Se eu gerar uma fatura com base no recebimento, terei uma fatura dos materiais A e B, que não é o real. Ou então se eu receber 3xA, no momento que consumir somente 1xA ele já é faturado. Entendeu o processo?

Abraço.

edit: fiz alguns testes aqui e verifiquei que é possível gerar faturas parciais a partir de um único recebimento de material. Perfeito, atende completamente, obrigado pela ajuda.

Depois eu volto com mais dúvidas :slight_smile:


#4

Gustavo,

Legal, iria colocar justamente esse comentário.

Aproveitando, você viu que estamos agendado um encontro do pessoal que trabalha/utiliza o ADempiere e o Compiere?

Veja se você consegue reservar algum dia para passar por lá (tudo bem que nós ainda não sabemos onde é o “lá”)

Um abraço,
Eduardo.


#5

Edu, já respondi lá, tenho interesse em comparecer sim.

Abraço!


#6

E quando a situação é simétrica à descrita, ou seja, a minha empresa é que envia produtos para um representante em consignação?
Neste caso, quando os produtos são vendidos, em uma data pré-estabelecida o representante envia o volume de vendas e faz o pagamento referente às unidades vendidas. Como seria o procedimento neste caso?

Desde já, como sempre, agradeço a atenção!


#7

Acredito q seja a mesma coisa

Vc faz uma Ordem da mercadoria q esta sendo enviada, e faz uma expedicao, depois conforme for necessario vc vai gerando as faturas. Vale lembrar q na Ordem (nos itens da ordem), vai aparecer a quantidade da ordem, a quantidade enviada e a quantidade faturada.