Manutenção de Estoque


#1

bom dia,

Trabalho no desenvolvimento de ERPs com Java/J2EE a cerca de 6 anos e espero poder contribuir para a comunidade dar continuidade a esse produto.
Estou estudando o Compiere/Adempiere a cerca de 2 meses, focando desde aspectos funcionais até o desenvolvimento.
Sua estrutura é muito boa e fácil para o desenvolvimento.
Já estou lendo esse forum a algum tempo e me ajudou muito a entender muitos processos. Parabens ao pessoal, está ótimo.

Agora vamos a minha primeira dúvida.

Estou mapeando primeiramente o processo de vendas (Orçamento / Pedido / Faturamento).

Não encontrei muita informação sobre manipulação de estoque, mas vi o post da Andréia [url]Estoque Disponível] que estava com problemas no estoque disponível.

A maioria dos processos como o de estoque possui algum programa de manutenção:
Vi que tem um programa de uso de estoque interno que basicamente da baixa no estoque vinculando a uma despesa.
E achei tambem um programa que faz movimentação de estoque entre depósitos.

A questão é que em vários momentos para utilização do administrador do sistema é necessário a baixa ou inclusão de estoque físico em algum produto. Qual o procedimento utilizado para isso, caso exista? E para reserva de estoque, apenas consigo fazê-la mediante um Pedido?

Existe alguma tabela que centralize a movimentação de estoque (Entrada / Saida)? Alguma tabela que resuma o estoque fisico, reservado, encomendado de um produto?

agradeço a atenção,


#2

Quanto as movimentações, dê uma olhada na tabela M_Transaction, lá estão todas as movimentações do produto, independentemente de qual processo de movimentação tenha sido utilizado.

Aproveitando, todas as tabelas iniciadas com “M_” são as tabelas relacionadas aos recursos de gestão de materiais.

As reservas são geradas apenas através dos pedidos mesmo.

Um abraço,
Eduardo


#3

bom dia,

Agradeço sua atenção Eduardo.

Dentre os processos de Administração de Materiais encontrei os seguintes que tem relevância para essa questão minha:

Baixa de estoque vinculado a despesa para utilização interna, onde vc pode controlar o material de escritório gasto por exemplo.

Nesse processo, além de poder fazer o mesmo que no de Internal Use Inventory, posso também atualizar o estoque físico baseado numa “recontagem” do produto.

Me corrija se estiver enganado…

abraço,