Módulo Contábil...>>


#1

Olá,

Neste momento, estou tentando desbravar o módulo contábil do ADempiere. Entretanto, a construção do Plano de Contas parece ser o passo mais simples, mas, assim mesmo, visto que não sei se o Plano de Contas só pode ser montado separadamente da aplicação (em um programa externo do tipo Excel) e em seguida carregado pelo sistema ou se é possível construí-lo e alterá-lo através do próprio ADempiere.

Posteriormente a esta questão, e após análise de softwares de contabilidade, surgiu a necessidade de identificar qual interface do programa trabalha com os chamados “Lançamentos” (que virão sob a forma de Notas Fiscais, recibos, cupons fiscais, cheques e afins). A meta final é gerar os famigerados Balencete, Balanço Patrimonial, Diário e Razão.

Alguém poderia fornecer um auxílio para tais dúvidas?

Grato desde já.

Bel. Igor Almeida
NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação
Belém-PA-Brasil


#2

Igor,

Desculpe a demora na resposta, mas a correria está grande (ainda bem!)

O Plano de contas, como você mesmo disse é normalmente elaborado em um programa de planilhas, como o Excel, e posteriormente importado no sistema.

No pacote de tradução disponibilizado no SF tem um exemplo de plano de contas nacional e na pasta data/import tem mais exemplos de planos de conta

No próprio ADempiere a janela “Elemento de Contas” é onde a manutenção deste plano de contas será feita.

Através do esquema contábil, na aba “padrões” você poderá identificar todas as contas padrão utilizada para os lançamentos contábeis automáticos do sistema.

Finalmente, para lançamentos manuais na contabilidade, utilizamos a janela “Diário do Razão Geral”

Um abraço,
Eduardo.


#3

Ola Colegas,
Por acaso algum dos colegas conhece, trabalha ou ja trabalhou com mais de um esquema contabil no Compiere…

Geraldo…


#4

Boa tarde amigos do forum.

Estou tentando gerar os relatórios de balanço contábeis mas só consigo ver as contas onde foram realizados movimentos, preciso que as contas que sumarizam sejam exibidas, alguem pode me dizer qual o procedimento?

Obrigado a todos.


#5

Nós usamos este recurso em alguns clientes de Adempiere há vários anos e funciona normalmente, já no Compiere eu não tenho testado, mas acredito que deva funcionar também, já que a parte contábil não é tão diferente comparando com o fork.

Qual é a forma que você está fazendo os balanços? Jasper? Janela de Relatório Financeiro?