Funcionalidades (Compra, Venda, Caixa)


#1

Olá, pessoal!

Estou começando a impantar um sistema ERP-Adempiere em um cliente e estou com dificuldades no entendimento do fluxo de trabalho no Adempiere, minhas duvidas são:

• Como funciona o processo de uma ordem de venda e de compra?
Quote, Sales Order, Customer Invoice, Custuomer Shipment, Commission
• Fluxo de caixa
Bank, Cash book, Cash Journal, Payment, Payment Allocation, Bank Statement
( Este fluxo de caixa tem de ser separado por: centro de custos e tipos de despesas)

Preciso de uma luz, estou trabalhando meio que no escuro, de inicio preciso implementar: Parceiros de negócios, Produtos, Ordem de compra, Ordem de venda, financeiros (Bancos e Caixa), relatórios gerenciais (contas a receber e a pagar), Balancete (por centro de custos e despesas).
Estou usando os cadastros de organizações para separar o centro de custos, e isso mesmo? como fazer com as despesas?
Se alguém poder me ajudar, eu agradeço deste já, pois tenho urgência, e o cliente quer ver resultados

Controle Fácil?


#2

Controle Fácil,

Vamos tentar responder algumas de suas dúvidas:

1 - Processos de Compra
Todos os processos de Compra e Venda no sistema são formados pelo conjunto de 3 documentos:

  • Ordem de Venda ou Pedido de Compra
    Primeiro documento do processo, especifica o que vai ser comprado ou vendido, qual o parceiro de negócios, condição e forma de pagamento, etc.
    Não gera lançamento contábil.

  • Expedição ou Recebimento
    Com base na Ordem de Venda ou no Pedido de Compra pode-se gerar estes documentos que fazem a movimentação do material no sistema.
    Este é o documento que atualiza as informações de estoque.
    Neste documento é contabilizado a movimentação do estoque e a conta de custo da venda(CMV/CPV)

  • Fatura
    Este é o documento financeiro que fecha a tranasação de compra ou venda.
    Este documento, com base no que foi recebido e ou expedido, cria o título no contas a pagar ou a receber.
    A partir deste documento são feitos os lançamentos contábeis dos impostos e das contas de clientes ou fornecedores

  1. Fluxo de Caixa
  • Bank
    São os cadastros das contas bancárias da empresa, estas contas serão selecionadas no momento de efetuar um pagamento ou recebimento na janela Payment e no momento da conciliação bancária efetuada na janela Bank Statement

  • Cash Book
    Cadastro dos livros caixa da empresa, utilizado para registrar as transações efetuadas com dinheiro

  • Cash journal
    Janela onde são efetuados os lançamentos que serão registrados no Cash Book

  • Payment
    Pagamento ou recebimento de títulos através de outras formas de pagamento (depósito em conta, boleto, cheque)

  • Payment Allocation
    Faz o vínculo entre o pagamento ou recebimento e qual a fatura foi efetivamente paga.
    Por exemplo: Você pode registrar um pagamento de um cliente, sem “amarrar” nenhuma fatura específica, depois este pagamento pode ser vinculado a uma determinada fatura.

  • Bank Statement
    Espelho do extrato bancário, todos os pagamento e/ou recebimentos feitos no sistema são transferidos automaticamente para este extrato que deve ser complementado com os outros tipos de lançamentos como CPMF, Juros, Tarifas, etc.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida mande pra gente.

Um abraço,
Eduardo Montenegro