Fluxo de Caixa


#1

Olá…

Eu preciso de um módulo de Fluxo de Caixa no Compiere, e estou pensando em 2 alternativas… ou criar um módulo próprio, definindo uma janela pra informar os centros de custos e depois associá-los aos meus lançamentos, ou utilizar a contabilidade pra fazer isso, criando um esquema contábil adicional com esse objetivo…

Meu problema nesse segundo caso é que conheço pouco sobre o funcionamento do módulo contábil do Compiere, e ainda não sei como trabalhar com mais de um esquema contábil.

Com relação ao Fluxo de Caixa, qual seria a melhor alternativa?


#2

Emerson,

Centros de Custo são normalmente implementados no sistema utilizando organizações.

Outras alternativas são as dimensões de “Projetos”, “Atividades” e “Campanhas”

Qualquer uma dessas dimensões contábeis podem ser utilizadas para relatórios gerenciais. Essas dimensões contábeis do sistema atuam como a estrutura do “cubo” de dados.

Você pode verificar a manutenção destes dados através da janela Administração da Árvore (Tree Maintenance).

Na prática os resultados da utilização destes “Esquemas” pode ser observado através da janela “Account Info”, que está disponível do menu de todas as janelas do sistema.

Observe que estes campos estão presentes em todas as janelas do sistema que irão gerar qualquer tipo de lançamento contábil, e com isso você pode elaborar relatórios para análise.

Qualquer dúvida, mande pra gente.

Um abraço,
Eduardo Montenegro.


#3

Eduardo,

Vou tentar montar o Fluxo de Caixa através de uma dessas Dimensões Contábeis que vc citou…

Obrigado pelas explicações!


#4

Emerson,

Não esqueça de nos contar se atingiu os resultados esperados.

Qualquer dúvida, é só nos mandar.

Um abraço,
Eduardo.


#5

Pessoal…
O fluxo de caixa (cashflow) é uma ferramenta importantíssima para qualquer empresa, e nao tem no ADempiere.
No meu limitado ponto de vista esta é a mais grave deficiência que encontrei no ADempire ate agora.
vejam: adempiere.com/wiki/index.php … :_CashFlow

Para ajudar nessa discussão, gostaria de lembrar que o fluxo de caixa utiliza os recebimentos e pagamentos da empresa na sua composição, inclusive previsão de lançamentos futuros. Assim devem ser utilizados dimensões contábeis com essas informações para gerar relatórios de fluxo de caixa.

Uma discussão no forum mundial sobre o assunto é encontrado em:
sourceforge.net/forum/message.php?msg_id=4447235

É muito importante reportar a comunidade qualquer evolução nesse item.

quem quiser saber mais sobre fluxo de caixa consulte:
pt.wikipedia.org/wiki/Fluxo_de_caixa
(veja principalmente os links externos).

Atenciosamente,
Ademir