Mensagem Legal


#1

Boa tarde!

Para que fins foi criado o campo “Mensagem Legal” existente nas janelas de configuração de imposto? Para definir as “informações adicionais” da Nota Fiscal (rodapé da DANFE)? Caso seja, é possível criar Mensagens Legais dinâmicas (por exemplo, com a adição de valores no texto)?

Outra coisa que percebi é que a Mensagem Legal não é repassada para a Nota Fiscal no processo de geração de Fatura e NF, por isso não sei se interpretei bem a finalidade do campo…

Agradeço desde já os esclarecimentos.

Leandro.


#2

O campo tem a finalidade que você mencionou e deve ser levado para a NF.

Você pode colocar o valor dos impostos de forma dinâmica, use as variáveis:

/**

  • Impostos, por exemplo:
  •  @NF_VAR|ICMS<lbr_TaxAmt>@ - Traz o valor do ICMS da NF
    
  •  @NF_VAR|IPI<lbr_TaxAmt>@  - Traz o valor do IPI da NF
    

*/


#3

Olá Ricardo. Primeiramente, obrigado pela atenção.

Testei aqui com @NF_VAR|ICMSST<lbr_TaxAmt>@, o que, de acordo com o método getTaxAmt da classe MLBRNotaFiscal, executa a seguinte consulta SQL:

SELECT SUM(lbr_TaxAmt) FROM LBR_NFTax
WHERE LBR_NotaFiscal_ID = 2000037 AND LBR_TaxGroup_ID IN
(SELECT LBR_TaxGroup_ID FROM LBR_TaxGroup WHERE UPPER(Name)=‘ICMSST’)

Obs.: Suponho que o ID da NF gerada seja 2000037 e o grupo de impostos ICMSST.

Utilizei a opção “Gerar Faturas / Notas Fiscais”. O SQL do getTaxAmt está retornando NULL; fazendo alguns testes verifiquei que só retorna o valor do imposto após o término do processo de geração da NF, mas nesse ponto o SQL já foi executado e o parse da variável da mensagem legal já ficou errado (ZERO, neste caso).

Você saberia me dizer se estou fazendo algum procedimento errado? Está correto eu utilizar “Gerar Faturas / Notas Fiscais” para gerar a NF?


#4

Alguém se dispõe a verificar se está com o mesmo problema (não funcionando a variável na Mensagem Legal), de acordo com as informações passadas anteriormente :question: