Período e Ano civil


#1

Pessoal,

Criei o período e ano civil para 2012 e todos os meses estão aberto e o período de 2011 fechado. Porém ao criar uma requisição de compras continua apresentando a mensagem de erro abaixo. O que pode estar ocorrendo?

“Período Fechado Data=2012-01-04 00:00:00.0, Tipode Base de Documento=Requisição de Compras”

Obrigado pela ajuda,

Marcos


#2

Olá Marcos,

  • Verifique se os períodos estão criados corretamente (data de inicio e final).
  • Verifique se os mesmos estão abertos
  • Verifique a configuração no Esquema Contábil, deve estar desmarcado a opção de Controle Automático
  • Reinicie o servidor de aplicação

Att.


#3

Ricardo,

Obrigado pelo retorno e por sempre responder as perguntas…

Revisei os passos abaixo e estavam corretos e durante a investigação proposta olhei a configuração da empresa e percebi que estava apontando para o calendário de 2011, então alterei para 2012 e funcionou.

Abraço,

Marcos


#4

Olá Marcos,

Não é comum criar um novo calendário para cada virada de ano, sugiro manter um único calendário e você pode adicionar o ano de 2012 no calendário existente. Se vc criar um novo calendário e tiver que reativar um pedido de 2011, depois você não vai conseguir completar novamente, se no novo calendário não tiver o ano de 2011.

Att.


#5

Ricardo,

Entendi a sua sugestão, mas para este caso do pedido não seria necessário apenas manter o mês em questão em aberto ou reabrí-lo?

Se não criar um novo calendário para cd ano não aumenta a dificuldade para acompanhar o processo de contabilização, balancete/fechamento anual? Algumas empresas fazem isto para comparar o desempenho empresarial, por isto imaginei fazer a configuração desta forma, mas agora vc me deixou na dúvida do que é melhor fazer… vc já viu alguma empresa utilizando desta forma que eu fiz?