Escolher ou não o Adempiere


#1

Olá para todos,

Tenho uma pequena empresa(ind e com.) inciando e necessitando de implantação de um software gerencial. Estudei o Adempiere somente o suficiente para conseguir instala-lo, não tenho muito conhecimento do resto.

Mesmo assim, pensei que o Adempiere poderia ser “o software” à ser implantado na minha empresa.
Seria uma boa iniciativa ? Ou seria melhor sair para estes softwares desenvolvidos por softhouse´s ?

Pensei que poderia postar este post e que as respostas me ajudaria em saber avaliar qual seria a melhor opção a se tomar ?

Pensando sempre em versões brasileira:
O Adempiere está tendo continuidade ?
Posso estar errado mas me parece que o LBR está com versão a mais de um ano sem atualiação. Como acompanhar as atualizações do sistema ?
Existe outra versão do Adempiere mais atualizada ? OSEB… ?

Desculpe incomodar mas acredito que necessito destas respostas assim como qualquer novos usuários para formar uma opnião e saber decidir qual a melhor decisão.

agradeço antecipadamente,
um feliz natal e um otimo ano novo,
sergio igel


#2

Olá Sergio,

A decisão de escolher o software deve ser sua :smiley: , vou tentar listar os prós e contras para auxiliar na sua decisão.

O Adempiere é um software bastante robusto, visando atender diversos ramos de indústria e comércio. Por este motivo, você pode ter diversas maneiras de executar um mesmo processo. Então é recomendável que você estude bastante o sistema antes de começar a usar em produção ou contrate alguma consultoria para auxiliá-lo.

A maior vantagem do Adempiere é que ele pode acompanhar o crescimento da sua empresa, caso este seja o cenário futuro, se você optar por uma solução fechada, talvez você não tenha essa flexibilidade. Se a sua empresa for muito pequena eu só recomendo o uso do Adempiere nos casos:

  • O gestor (ou uma pessoa indicada por ele) possa estar diretamente envolvido com a implantação
  • Os processos da empresa podem se adaptar ao sistema

Se você tiver estas características na sua empresa, a chance de sucesso na implantação é alta, pois você terá um sistema robusto, com um custo de implantação baixo. Caso você precise de customizar muitos processos, seu custo de implantação vai subir, o que pode inviabilizar a implantação para uma empresa pequena.

Sobre a comunidade do LBR, nós estamos migrando a estrutura para o projeto principal e teremos algumas novidades nos próximos dias. Realmente não foram feitos releases recentemente, mas o sistema está sendo mantido e atualizado. Você pode manter sempre uma versão atual, caso baixe o código-fonte.

Espero ter ajudado,


#3

{…se alguem tiver esta resposta, sinta-se a vontade de responder }

Olá Ricardo,
Muito obrigado pela sua explanação, ajudou muito.
Realmente acredito que terei que me aprofundar no sistema para conseguir acompanhar ele proprio…tanto na implantação como no decorrer de suas atualizações ou customizações.

A minha ideia de necessidade do gerenciamento se divide em tres parte ( a grosso modo )

  • area de compras, estoque e produção
    eu imagino que seria bom ter um acompanhamento do processo de compras de materias primas ( insumos ), até a utilização e fabricação do produto acabado para vendas , tipo um fluxo de compras passando pelo armazenamento e finalizando na produção. ( passando pelo recebimento, aceite, devolução, testes de componentes, inicio da produção, controle de numero de lote dos componentes e insumo, terceirização de mao de obra, re-compra ou devolução de insumos defeituosos no meio do processo e finalizando a produção dos produtos finais. )

  • areá de vendas, clientes, pedidos
    nf-e, controle de pedidos e clientes, vendas a vista e parceladas, atendimento e suporte a clientes

  • area administrativa
    contas a pagar e receber, contabilidade, fiscal

voce acredita que eu poderia me adaptar ao funcionamento do adempiere considerando estas minhas necessidades ou seria necessario muitas customizações para atender a estas necessidades ?

outra vez, muito grato pela disponibilidade e retorno,
sergio