E afinal de contas, tem ou não tem o SPED?


#1

Na página inicial do site Kenos, cita o SPED, no fórum “Casos de implantação”, também informa que SPED também é utilizado com o Adempiere.
Mas existe nesse seção Geral uma página bem recente informando que não está totalmente completo o SPED… afinal, está ou não está? Se estiver como faço?


#2

Olá Claudio,

O SPED é um projeto bastante grande e complexo, algumas empresas que tenho conhecimento extraem o arquivo do SPED pelo Adempiere, outras extraem algumas informações que são processadas por um programa externo para gerar o SPED. Como o Adempiere é um sistema open-source e bastante flexível, é possível que alguma customização feita na empresa ou o uso de algum recurso diferente do que foi previsto, pode interferir na geração do SPED, além de que alguns segmentos podem exigir informações do SPED que ainda não estão parametrizados no Adempiere (ex. Empresas fornecedoras de Água, Telecomunicações e Gás precisam de algumas informações adicionais que podem não estar desenvolvido no momento). A Kenos como empresa de consultoria oferece o serviço de SPED para seus clientes, com o desenvolvimento dos layouts faltantes (caso seja necessário), configuração e treinamento.

Att.


#3

Obrigado Ricardo.