Embalagem


#1

Pessoal

Estou em dúvida de como proceder neste caso.

A empresa onde estou implantando o sistema, vende diversos produtos em embalagens diferentes.

Ex:

Produto 1 , pode ser embalado na embalagem A,B,C
Produto 2 , pode ser embalado na embalagem B,C,D,E,F
Produto 3 , pode ser embalado na embalagem B,F

E assim vai…
A,B,C,D,E,F são produtos da categoria “Embalagem”, cada qual com seu preço, unidade de medida, capacidade, contagem em estoque, e etc.

Estou em dúvida se cadastro os ai invés de apenas 3 produtos, cadastro toda a combinação “Produto 1 com Embalagem A”, “Produto 1 com Embalagem B”, “Produto 1 com Embalagem C” etc… Assim como está no exemplo do garden admin.
Ou seja, cadastraria N produtos redundantes, mas cada qual com sua embalagem.

A outra opção que facilitaria o cadastro e diminuiria a redundância, seria cadastrar os 3 produtos, deixaria a embalagem como atributo de instância, e na hora de fazer um pedido de venda, movimentação de estoque, entre outros, escolheria qual embalagem usar via atributo. Mas o problema que assim eu teria linkar a embalagem atributo, com a embalagem produto, para compor preço, empenho em estoque entre outros.

Pensando, em relatórios, ordem de venda, estoque, cadastro de produto, qual seria a melhor opção a ser tomada ?

obrigado


#2

Olá clsource,

Não acredito que 1 produto para cada combinação seja a melhor saida. Dê uma olhada na funcionalidade “BOM Drop”. Rapidamente:

1- Com os produtos e embalagens previamente cadastrados, crie um novo produto: Venda Produto 1
2- Adicione uma lista de materiais do tipo “Product Configure”, contendo o seu Produto 1 sendo que o component type = Component, e também adicione as N embalagens, com o component type = Variant.
3- Vá na janela BOM Drop (Abrir LDM) e selecione o seu produto, note que haverá um “combobox” para selecionar a embalagem desejada, dai basta escolher o pedido.

ps. para funcionar é necessário uma alteração no código, eu abri um ticket no adempiere para o pessoal verificar: sourceforge.net/tracker/?func=d … id=934929#

Att.


#3

Valeu amigo pela dica.

De fato eu não conhecia essa funcionalidade.

Fiz o teste que vc me falou, criei o produto e compilei o código com a correção do bug que vc descreveu no sourceforge.

Porém estou com dúvidas como funciona essa tela e qual o resultado final dela, tentei encontrar alguma documentação, mas ainda nao achei algo esclarecedor.

Inclusive de como proceder no dia a dia, uma vez que todas as ordens de compra são produtos embalados, no caso, o pedido é feito em quilos ou litros, e finalmente se escolhe a embalagem, pois cada cliente tem certa preferencia por tal embalagem. E dependendo da embalagem o preço final é alterado também.

Obrigado


#4

Opa,

Fiz mais alguns testes com a funcionalidade.

Criei o produto como indicado, criei uma ordem de venda, e selecionei o produto e a ordem.

A estrutura do produto ficou assim:

-Produto X
–Produto F (Que contém a Fórmula) (Componente)
—Matéria Prima 1
—Matéria Prima 2
—Matéria Prima 3
—Matéria Prima 4
–Embalagem A (Variante)
–Embalagem B (Variante)

Verifiquei a ordem de venda após executar o bom drop, e vi que foram adicionadas muitas linhas na ordem, no caso com todas as matérias primas. Algo que não pode ocorrer.
Esse é o comportamento padrão ?

Estudando sobre o assunto vi que existe uma nova tela muito parecida chamada “Product Configuration BOM”, talvez esta não seja uma melhor opção ?

Obrigado