Dificuldade com impostos


#1

Olá pessoal,

estou com dificuldade em acertar os impostos.

fiz o processo seguindo o manual publicado pelo colega Mario Grigioni, porém ao selecionar o produto na aba Linhas, tanto de um Pedido de Venda quanto de uma Fatura (cliente), ocorre o seguinte erro:

Não foi possível encontrar Imposto - Categoria de Imposto: Padrão, Transação de Vendas: Sim, Remessa (** end remetente -> end cliente **), Fatura ( ** end rementente -> end cliente **)

Após fechar esta janela, nunca consigo concluir a inclusão da linha.

Alguém tem alguma dica sobre onde estou errando?

Obrigado,
Claudemir


#2

Olá Claudemir,

O erro ocorre porque o sistema não pode determinar o imposto automaticamente. Tente inserir os impostos manualmente no campo de Imposto Brasileiro.

Att.


#3

Obrigado pela ajuda, mas o erro continua ocorrendo.

Ao tentar salvar, tanto preenchendo quanto não preenchendo o campo Imposto Brasileiro, ocorre o erro NoDefaultTaxRate.

Caso preenchido, o campo Imposto Brasileiro volta a estar em branco, e, diferente da primeira tentativa, aparece marcado como obrigatório.

Tenho dúvida ao preencher o campo Base de Cálculo da janela Imposto Brasileiro, mas já tentei com 0 e com 100, sempre o mesmo erro.

Na console aparece o erro, a exceção é acionada por getDefaultTax em MTaxCategory.java:80

O mesmo erro ocorre tanto quando tento salvar a linha em uma Fatura (cliente) quanto em um Pedido de Venda.

Eu cadastrei apenas o IPI e o ICMS com fórmulas bem simples. No campo TAXA, que é obrigatório, eu seleciono PRODUTO, que é o imposto pai de ICMSPROD e IPIPROD.

A venda é na modalidade “Consumidor Final” no mesmo estado, certifiquei-me de que tanto o cadastro de CFOP quanto dos impostos tenham as linhas relativas a esta modalidade.

Alguém tem mais uma dica sobre onde eu posso estar errando?

Obrigado
Claudemir


#4

Mais detalhes do erro que aparece para mim:

Ao iniciar a inclusão de uma linha em uma fatura, aparece uma janela e o seguinte erro na console:

===========> CalloutInvoice.start: start: product [11
org.adempiere.exceptions.TaxNotFoundException: Não foi possível encontrar Imposto - Categoria de Imposto:Padrão, Transação de Vendas:Sim, Remessa (11/09/2011, Rua xxxxx, 99 , xxxx , SC, Caçador,  89500-000 -> Rua xxxxxxxxx, 99, xxxx, xxxxx , SC, Caçador,  89500-000), Fatura (11/09/2011, Rua xxxxx, 99 , xxxx, SC, Caçador,  89500-000 -> Rua xxxxxxxxx, 99, xxxx, xxxxx, SC, Caçador,  89500-000)
	at org.compiere.model.Tax.get(Tax.java:569)
	at org.compiere.model.Tax.getProduct(Tax.java:318)
	at org.compiere.model.Tax.get(Tax.java:81)
	at org.compiere.model.CalloutInvoice.tax(CalloutInvoice.java:474)
	at org.compiere.model.CalloutInvoice.product(CalloutInvoice.java:356)
	at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0(Native Method)
	at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke(NativeMethodAccessorImpl.java:57)
	at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(DelegatingMethodAccessorImpl.java:43)
	at java.lang.reflect.Method.invoke(Method.java:616)
	at org.compiere.model.CalloutEngine.start(CalloutEngine.java:108)
	at org.compiere.model.GridTab.processCallout(GridTab.java:2897)
	at org.compiere.model.GridTab.processFieldChange(GridTab.java:2720)
	at org.compiere.grid.GridController.dataStatusChanged(GridController.java:806)
	at org.compiere.model.GridTab.fireDataStatusChanged(GridTab.java:2344)
	at org.compiere.model.GridTab.dataStatusChanged(GridTab.java:2317)
	at org.compiere.model.GridTable.fireDataStatusChanged(GridTable.java:3174)
	at org.compiere.model.GridTable.setValueAt(GridTable.java:1241)
	at org.compiere.model.GridTable.setValueAt(GridTable.java:1160)
	at org.compiere.grid.GridController.vetoableChange(GridController.java:1250)

-----------> MIssue.set_ValueNoCheck: ReleaseNo - Value too long - truncated to length=4 [11]
===========> GridTab.processCallout: Não foi possível encontrar Imposto - Categoria de Imposto:Padrão, Transação de Vendas:Sim, Remessa (11/09/2011, Rua xxxxxxxxx, 99, xxxx, xxxxx, SC, Caçador,  89500-000 -> Rua xxxxxxxxx, 99, xxxx, xxxxx, SC, Caçador,  89500-000), Fatura (11/09/2011, Rua xxxxxxxxx, 99, xxxx, xxxxx, SC, Caçador,  89500-000 -> Rua xxxxxxxxx, 99, xxxx, xxxxx, SC, Caçador,  89500-000) [11]
-----------> Msg.getMsg: NOT found: Não foi possível encontrar Imposto - Categoria de Imposto:Padrão, Transação de Vendas:Sim, Remessa (11/09/2011, Rua xxxxxxxxx, 99, xxxx, xxxxx, SC, Caçador,  89500-000 -> Rua xxxxxxxxx, 99, xxxx, xxxxx, SC, Caçador,  89500-000), Fatura (11/09/2011, Rua xxxxxxxxx, 99, xxxx, xxxxx, SC, Caçador,  89500-000 -> Rua xxxxxxxxx, 99, xxxx, xxxxx, SC, Caçador,  89500-000) [11]

Após isso, fechando a janela com o erro, preencho o campo Taxa, selecionando “PRODUTO”, que é imposto pai dos dois impostos que eu tenho cadastrados (IPI e ICMS), ao clicar no ícone para abrir a janela de preenchimento do campo Imposto Brasileiro, aparece imediatamente na console o seguinte aviso:

-----------> Msg.getMsg: NOT found: LBR_Tax_ID [11]

Preencho o CFOP “5.101” e na janela imposto brasileiro, preencho duas linhas de impostos, para o IPI e ICMS, fecho a janela, o campo imposto brasileiro mostra “ICMSPROD-17,00, IPIPROD-5,00”, ao clicar em salvar recebo a janela “Erro: NoDefaultTaxRate” e o seguinte conteúdo na console:

-----------> MInvoiceLine.save: beforeSave - MInvoiceLine[0,10,QtyInvoiced=1,LineNetAmt=100.00] [11]
org.adempiere.exceptions.AdempiereException: NoDefaultTaxRate
	at org.compiere.model.MTaxCategory.getDefaultTax(MTaxCategory.java:80)
	at org.compiere.model.MInvoiceLine.setLineNetAmt(MInvoiceLine.java:476)
	at org.compiere.model.MInvoiceLine.beforeSave(MInvoiceLine.java:870)
	at org.compiere.model.PO.save(PO.java:2021)
	at org.compiere.model.GridTable.dataSavePO(GridTable.java:2127)
	at org.compiere.model.GridTable.dataSave(GridTable.java:1473)
	at org.compiere.model.GridTab.dataSave(GridTab.java:969)
	at org.compiere.apps.APanel.cmd_save(APanel.java:2031)
	at org.compiere.apps.APanel.actionPerformed(APanel.java:1696)
	at org.compiere.apps.AppsAction.actionPerformed(AppsAction.java:286)
	at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(AbstractButton.java:2012)

-----------> GridTable.saveWarning: Error - NoDefaultTaxRate [11]

#5

Olá Claudemir,

Agora está mais fácil de identificar. Vá na janela Alíquota de Imposto (Zoom no campo Taxa da janela de Pedido) e marque um imposto com o checkbox “Padrão”.

O outro erro TaxNotFoundException é porque o adempiere não foi possível determinar a alíquota automáticamente, mas conforme disse no outro tópico é possível preencher os valores manualmente para conferir se os cálculos estão sendo feitos corretamente.

Att.


#6

Valeu! Consegui inserir a linha de venda após fazer isso… só não conferi se registrou os impostos ainda!

O que preciso fazer para ele detectar automaticamente os impostos? acredito que esta é uma feature interessante!

Obrigado pela ajuda!
Claudemir


#7

Também estava com a mesma dúvida. Obrigada pelas explicações.


#8

Boa noite Claudemir, eu acredito que voce possa me ajudar, pois estou com um problema exatamente neste ponto que vc informou estes erros ai emcima.

O meu problema é na janela Pedido de Venda.
Na aba Pedido eu informo o nome do parceiro ( no caso o cliente )
Informo o tipo de documento alvo como sendo Pedido padrao (Standard Order).
Eu fiz todos os procedimentos que estao descritos neste tutorial
dl.dropbox.com/u/32169037/manual … ereLBR.pdf
porem quando eu seleciono um produto na aba “Linha de Pedido” (na janela pedido de venda)
ele me traz todos os dados, exceto o codigo do CFOP.
isto seria alguma callout? alguma excessao? ja vasculhei todo o codigo…
nao consigo fazer o produto trazer automaticamente o CFOP para aquele item.
ele consegue trazer todas as outras informacoes, de impostos, de situacao tributaria, ele até calcula os impostos automatico na terceira aba “Impostos do pedido”, porem o CFOP ele nao traz.
Gostaria de entender mais afundo como ele faz essas validacoes , pois eu encontrei somente aquelas 3 janelas na subpasta CFOP, que aparentemente efetuam um vinculo com o parceiro de negocio e com o produto, e neste caso ele traz qual o CFOP sera usado para aquela transacao… caso exista algum documento, ou alguma wiki mais poderosa neste ponto de tributacao… eu ficaria grato.
OBS: estou usando a versao trunk 360 dos 2 projetos (LTS e LBR)

Obrigado desde ja.


#9

Artur,

você deve cadastrar para o tipo de documento e não produto.

Faça essa sequência, Localização Brasil -> Fiscal -> CFOP.

Na janela CFOP, escolha o CFOP que você quer ou irá utilizar nas suas vendas ou compras, depois vá na aba linha, e insira um novo registro informando o tipo de documento, e categoria de destino(estado idênticos e diferentes).

Abraço.


#10

Eu consegui…
o problema era no cadastro da Organizaçao…
pois o endereço da organizacao nao existia… e ele tentava efetuar uma comparaçao com um null…
e nao conseguia puxar o cfop automatico por causa disto!

Mas obrigado pelas ajudas!