Inutilização de NFe


#1

Bom dia.
Todos que trabalham com NFe (não sei se tem alguém aqui que tarbalha), sabe que tem que prestar contas à receita. Ou seja, as NFes emitidas, são enviadas para lá.
Mas se a nota é cancelada ou excluída, ela é refeita, e o número dessa nota fica faltando lá, pode dar problemas…
Queria saber se alguém já trabalhou um método, para buscar essas notas que não tem nº de protocolo (ou seja, que não retornou um a confirmação de recebimento da receita), para enviar com uma justificativa para a receita?

Desde já agradeço (se alguém me entendeu ^^)!


#2

Bom dia, Cátia… então alguns cenários.

1 - Vc esqueceu de transmitir a NFe e depois emitiu outra com numeração maior e transmitiu.
Vc tem 7 dias após a emissão da NFe para transmitir, então sem problemas, crie um novo lote e transmita esta NFe.

2 - Vc “pulou” um número. Aconteceu algum problema no sistema, e ficou faltando uma NFe no intervalo.
Vc deve utilizar o serviço do webService da NFe para INUTILIZACAO DE NUMERACAO. (Não tem nenhuma implementação pronta hj no adempierelbr (trunk))
Tem esse código aqui, que era da 3.4.2s para a NFe 1, mas precisa melhorar ele e modificar para a versão 2, para dai entrar no trunk do adempierelbr
http://adempierelbr.svn.sourceforge.net/viewvc/adempierelbr/branches/trunk_342s/nfe/src/org/adempierelbr/nfe/NFeInutilizacao.java?view=log

3 - Vc emitiu a NFe e registrou na Receita
Vc precisa utilizar o processo para cancelar a NFe (Prazo de 7 dias após a emissão) e colocar uma justificativa.

4 - Vc emitiu a NFe, registrou na Receita, quer cancelar mas já passou os 7 dias da emissão.
Vc precisa emitir uma NFe de entrada para “matar” a saída errada.


#3

Bom dia.
Para mim, seria o caso citado acima.
Vou verificar a sua indicação.
Muito obrigada. :wink:


#4

Não entendi bem como funciona essa classe do link :frowning:
vi no manual de integração contribuinte, que tem a explicação de como fazer o xml…
alguém teria um exemplo?
Desde já agradeço.


#5

Cátia,

Dê uma olhada no Trunk do LBR revisão 1054 e no Feature Request: sourceforge.net/tracker/index.p … id=996642#

O processo funciona, porém ele não guarda no adempiere a informação das NFs que foram inutilizadas. Depois dê a sua opinião no Tracker do link acima.

Att.