Loja Virtual com o Adempiere


#1

Olá pessoal. Sou novo por aqui e fiquei impressionado com a atuação da comunidade. Peço desculpas, mas não sou programador, sou engenheiro mecânico e trabalho em uma empresa que possui 3 lojas físicas e uma loja virtual. Mesmo assim comecei a me aventurar no Adempiere, e cada vez me impressionar mais com ele e com toda a comunidade envolvida.

Pois bem, decidimos implantar o Adempiere em nossas lojas.

Dessa forma, gostaria de saber se alguém já implantou a loja web que acompanha a versão 3.6.0? Ou então, alguém já fez algum tipo de integração com outra loja virtual?

Assim, gostaria de trocar informações e soluções para lojas virtuais integradas ao Adempiere. Caso alguém conheca outro link, favor informar.

Obrigado.

Att. Carlos


#2

Olá Carlos, seja bem vindo a comunidade AdempiereLBR!

Com certeza o Adempiere será um sistema aderente a gestão do seu negócio. Para as lojas físicas você pode manter uma instalação central e acessar o sistema via interface web, já para a loja web acredito que seja necessário algum desenvolvimento. O adempiere tem uma interface para lojas (webstore) que era usada no antigo site do Compiere, eu cheguei a fazer uma compra lá e pagar com cartão de crédito e funcionava, mas talvez seja necessário fazer algum desenvolvimento para deixar mais amigável a interface. Também existem discussões sobre a integração do Adempiere com o Magento, você pode acompanhar no tópica abaixo

sourceforge.net/projects/adempi … ic/3798264 (em inglês)

Att.


#3

Olá pessoal. Olá Ricardo.

Só estou passando por aqui para informar que, temos algumas lojas virtuais instaladas (OScommerce, Virtuemart e agora Magento), todas em testes para substituir a nossa loja virtual atual que está em produção. Estou dando ênfase mesmo ao magento pois o mesmo me parece super moderno e com as comunidades bastante ativas. Trabalho como usuário e proprietário de loja virtual por quase 10 anos e não tinha visto nada parecido com o Magento. O magento possui uma ótima ferramente para importar e exportar tabelas do banco de dados. Todas salvas em csv ou xml. E o mais importante é que essas informações (tabelas) são customizáveis facilmente no Magento. Acredito que o formato de dados e sua sequência sendo compatível entre o Adempiere e o Magento seja um grande passo para a integração dos dois softwares de código aberto. Por outro lado, o Adempiere me parece ter ótimas ferramentas para importar e exportar arquivos csv. Estou certo? Essas importações e exportações podem ser customizáveis no adempiere?

Dessa forma, acredito que uma sequência possa ser feita: Como o adempiere ficará responsável também pela gerência dos estoques, acredito que poderia ser exportado um csv com os estoques, informações do produto, preço, etc. para que o Magento importe. Sei que os estoques da loja virtual e das lojas físicas sofrem modificações constantes. Por outro lado, acredito que o Magento poderia “devolver” os pedidos ao Adempiere. Assim faríamos um ciclo de atualização de estoques do Adempiere para a Loja virtual e a loja virtual devolveria os pedidos. Claro que poderíamos sincronizar utilizando as ferramentas Cron com o tempo pré estabelecido (só uma idéia).

Esse é só um esboço. Um primeiro passo. Ainda se alguém conhecer um bom integrador de bancos de dados (postgres e Mysql) também poderá ajudar bastante.

Repito que não sou programador, mas estou aprendendo muito e acredito que eu possa colaborar no futuro, por isso peço desculpas pelo meu pequeno nível de conhecimento. Também peço desculpas se estiver desviando um pouco o foco do forum, mas acredito que o Adempiere funcionando plenamente com uma loja virtual também de código aberto e com comunidade atuante, possa ser uma ferramenta que todos tenham interesse em oferecer aos seus clientes e também utilizá-las.

Obrigado a todos.