Que tal reativar o Wiki do AdempiereLBR?


#1

Amigos,

Tentei aprender Adempiere ano passado e agora voltei a mexer com ele.

Da última vez instalei em um Mac, e escrevi um tutorial de instalação que foi para o Wiki do projeto. Cheguei a trabalhar um pouco no wiki do projeto AdempiereLBR, mas uns bot’s malucos estavam fazendo login automático e estragando tudo (faltava um Captcha para impedir logins automáticos): viewtopic.php?f=1&t=381

Bem, agora retorno a mexer com o Adempiere e vejo que o wiki sumiu de vez…

Aqui no fórum tem muita informação, mas vejamos um exemplo dos problemas que um iniciante tem:

Pesquise aqui no fórum: instalar adempiere 3.4.2
Reposta: As seguintes palavras foram ignoradas na busca porque são palavras muito comuns: adempiere instalar 3 4 2

Minha sugestão:

  • Reativar o wiki do projeto, habilitando um “Captcha”, ou simplesmente habilitando a edição apenas usuários pré-cadastrados. Quem quiser colaborar manda email para o administrador do projeto no SF.net, que o cadastra.

  • Organizar o wiki da seguinte forma:

    • Um texto genérico de como é a instalação, com os conceitos básicos que valerão para qualquer plataforma (java, servidor de banco de dados, pljava, servidor de aplicação, aplicação adempiere) e como estes elementos se relacionam para fazer rodar o Adempiere. Estou pensando em fazer uns gráficos para colaborar neste texto inicial.
    • Textos específicos por plataforma e por versão do Adempiere sobre como instalar o programa (muito deste material já está(va) pronto. O do Mac OS X ainda tenho aqui).
    • Problemas comuns (na instalação e no uso).
  • Usar este fórum como conteúdo para o wiki. Alguém postou uma resposta bem útil aqui no fórum? Qualquer dos colaboradores do wiki pode ir lá e criar um link no wiki para a resposta aqui no fórum. Pronto, com muito pouco trabalho dá para enriquecer enormemente o wiki com o conhecimento que está disperso - mas já existente - aqui no fórum.

No fórum tem muita informação, mas ela não está sistematizada e muitas vezes nem conseguimos pesquisar, como no exemplo que dei acima.

Com certeza me prontifico a colaborar.

Saudações a todos,
Márcio


#2

Amigos,

Segue a primeira colaboração. Peço que vejam se este gráfico está correto ou não.
Ainda estou no aguardo sobre o futuro do wiki (ou blog) do AdempiereLBR.

Abraços,
Márcio


#3

Olá Márcio,

Acredito que seria uma boa reativar o Wiki sim, o problema daquela vez é que tivemos poucas contribuições (eu me lembro da sua) e muitos bots estragando tudo.

Um Abraço


#4

Oi Ricardo,

Obrigado pela resposta. Achei que estava sozinho por aqui.

Tudo bem sobre o wiki, vou sossegar. Mas se precisar de ajuda é só dar um toque.

O gráfico que enviei está correto? É assim que estou entendendo que a coisa funciona, mas sou iniciante neste negócio - ou melhor, sou apenas um usuário tentando instalar um ERP sozinho em minha empresa :slight_smile: rsrsrsrs. Se o gráfico não servir pra mais ninguém, serve pelo menos para mim :slight_smile:

Outra coisa. Ontem descobri o site adempierelbr.com.br/site . Ele é de vocês?

Um abraço,
Márcio