Como Iniciar?


#1

Boa tarde!

Consegui instalar o Adempiere LBR 3.42s em meu computador, mas estou encontrando enormes dificuldades para iniciar a trabalhar.

Pelo que pude perceber, o sistema tem uma empresa padrão para auxiliar, mas no meu caso, gostaria de criar uma empresa do “zero”.

Alguém poderia me ajudar com essa tarefa?

Além disso, estou com diversas dúvidas, principalmente em relação a criação de usuários (mais que 2), como que faço quando não quero utilizar o campo de Organização (não tenho filiais) e como excluir uma empresa e seus dados relacionados já existente.

Gostaria também de parabenizar o fórum, pois muitas de minhas questões foram respondidas aqui.

Um abraço,
Marcelo


#2

Olá Marcelo,

Para criar uma nova empresa entre no sistema com o usuário SuperUser na regra System Administrator.

Vá em: Administrador de Sistema > Regras da Empresa > Configuração Inicial da Empresa.

Preencha todos os campos e selecione o arquivo de plano de contas. Aqui no fórum existem alguns exemplos e no sf.net na página do ADempiereLBR também tem um modelo em .CSV do plano de contas.

Depois disso basta entrar no sistema com o usuário que você definiu na criação do processo acima (usuário e senha são iguais).

Depois que entrar na empresa com a sua senha, vá em Regras Gerais > Segurança > Usuários para criar novos usuários, basta definir nome, senha, e regra (papel/função).

A Organização é um campo obrigatório na arquitetura do sistema, mesmo que você não use ele precisa estar preenchido. O que você pode fazer é ocultá-lo.

Att.


#3

Obrigado Ricardo!

Consegui iniciar e já estou me aventurando com o Adempiere.

Um item que não entendi direito, foi o de Parceiro de Negócios. Pelo que pude ver, o parceiro de negócios pode ser o cliente, vendedor, representante e o próprio usuário.

Seria isso mesmo?

Bom…tenho mais um monte de dúvidas em relação a operação (condições de pagamento, parcelamento, cadastro de serviços, aquisição de produtos, etc.), por isso, gostaria de saber se tem algum livro, apostila ou estudo de caso, que me ajude a entender as diversas ferramentas disponíves.

Um abraço e mais uma vez obrigado pela ajuda.
Marcelo


#4

Caro Marcelo.

O parceiro de negócio, comporta-se como cliente,fornecedor(representante de vendas,selecionando o checkbox de mesmo nome) e funcionário(representante de vendas,selecionando o checkbox de mesmo nome), sendo os três ao mesmo tempo ou um de cada.

A aba usuário, é para você criar um usuário para contato na hora de compra/venda.

Existe o livro do adempiere, só que em inglês.

Procure por documentações na internet, que deverá existir.

Espero ter contribuído com as suas dúvidas.