Duvidas sobre funcionalidades


#1

Ola!

Tenho um cenario e gostaria de saber baseado na experiencia de voces se o Adempiere pode se adequar a ele (no momento nao me interessa como fazer, simplemente se eh factivel). O que nao quero eh estudar um produto e descobrir que no final das contas ele nao tem como suprir a necessidade.

Imagine que existe uma empresa chamemos ela de Holding S/A esta eh a empresa mae e sob ela existem outras empresas, nesta empresa estao alocados o corpo de diretoria geral (falando claramente Os Donos), tambem nela esta a contabilidade geral e o financeiro. Esta empresa nao faz nada simplemente analisa as contas das empresas subordinadas a ela, e verifica se estes filhos estao dando lucro ou nao, se fossemos falar de permissoes, eles tem acesso a ver todas as informacoes das empresas filhas.

As empresas filhas são 3 que complementam-se entre si, digamos:

Empresa 1: Materiais ME, esta empresa faz materiais de construcao, tem alguns armazens de estoque, compra produtos (tijolo, areia, cimento, e coisas do tipo), e vende no mercado varejo, mas tambem vende para as outras empresas do ramo com um preco diferenciado. Tem todo o fluxo de uma empresa que compra e vende produtos e armazena estoque. Essa empresa possui gestao “independente” da Holding S/A, mas obviamente se reporta a ela pois os DONOS estao la.

Empresa 2: Pratico engenharia LTDA, eh uma empresa de engenharia que faz edificios (obviamente compra da Materiais LTDA sempre que possivel dado ao preco diferenciado), ela controla todo processo de producao de obras (inicio meio e fim), com custos de materias, controle de estoque de materiais para cada obra executada, um grupo de funcionarios bastante maleavel (contrata freeelancers para cada obra, com uns poucos fixos, mas tem uma boa base de curriculos e contatos para garimpar em cada obra), obviamente o gestor quer ser capaz de verificar o custo estimado da obra e o custo real esta correto, e o tempo de producao e materiais gastos tambem. Ou seja eh uma empresa que faz gestao de gastos contra um orcamento especifico por projeto, com funcionarios itinerantes.

Empresa 3: Riquinho Empreendimentos, empresa que “recebe” as obras executadas e as “gerencia” apos a conclusao, digamos que seja construido um shopping center, ela faz a gestao das locacoes e vendas de cada loja, custos do mensais do empreendimento (como luz geral, luz por sala, seguranca), rateio de custos, gestao dos contratos de locacao (quando comeca, quando expira, condicoes, anexar fotos do imovel antes da locacao), emissão de cobrancas e avisos no caso de inadimplencia.

Como forma geral a Empresa 1,2 e 3 tem sua propria contabilidade, financeiro, administrativo, e cuida de suas contas como se fossem independentes, mas na realidade elas sao “sub contas” da holding, que tem uma visão mais ampla do negocio (onde o que importa eh o saldo positivo no fim do mes, e nao detalhes gerenciais). Estas empresas podem ter processos diferentes entre si. Por exemplo na riquinho empreendimento a compra de um produto nao necessita de aprovacao, enquanto na Pratico Engenharia, toda compra tem que ser aprovada pelo gerente de estoque.

Essas informacoes devem ser totalmente integradas =D

Sobre funcionalidades genericas, gostaria de saber se ha suporte para as seguintes funcionalidades no ADempiere:

1 - Gestao de recursos humanos: Funcionarios, Curriculo, Controle de cursos e treinamento realizados, Hobbies, Acompanhamento de ficha de funcionario (elogios funcionais, criticas, resalvas, anotacoes da chefia), curriculo vitae, controle de conhecimentos (o que cada funcionario tem conhecimento, por exemplo quero listar todos os funcionarios com Carteira de motorista categoria D).

2 - Gestao contabil hierarquica integradas com todos os processos

3 - Gestao de forma de contratos de servicos CLT, PJ, RPA

4 - Visualizacao em Cubos Olap (BI)

5 - Controle de patrimonio (para bens ativos, imoveis). Se possivel com depreciacao de valores (por exemplo um carro perde valor todo ano, ou no caso de incidentes como uma batida)

6 - Controle de seguros. Controle de apolices, bens cobertos, condicoes da cobertura e extensão, custos, datas para renovacoes e informacoes da seguradora. Bom se fosse integrado com o sistema de patrimonio e de ocorrencias

7 - Gestao de ocorrencias (por exemplo informar que o banco foi quebrado e necessita de reparo/substituicao). Obviamente separado por setor de competencia. Essas ocorrencias podem ser abertas por funcionarios ou clientes. Com controle de gravidade

8 - Controle de manutencoes: Agendamento periodico de manutencoes e estado de equipamentos (digamos uma obra tem 4 britadeiras, 3 funcionando, 1 com defeito), semanalmente deve ser agendada uma manutencao para um funcionario XYZ, este deve preencher um relatorio informando a realizacao da manutencao bem como o que foi encontrado. Obviamente mantendo o historico

9 - Controle de portaria: Informacoes sobre as pessoas (funcionarios, clientes, fornecedores, etc) que podem trafegar (entrar/sair) do edificio/empresa, com leitura de codigo de barras em crachas para autorizacao de entrada/saida e controle automatico de ponto.

10 - Controle de orcamento previsto x realizado

Nao acredito que tenha tudo isso pronto na caixa, mas se isso eh factivel, ja seria otimo.

Em media um projeto que tenha que implantar todas estas funcionalidades levaria quanto tempo para ser implantado (pode chutar pro alto).

PS: Existe algum consultor em AdempiereLBR que resida no Rio de Janeiro, se sim, entre em contato comigo atraves do mail morgado.igor @arrob@ gmail punto com .


#2

ninguem? preciso destas informacoes pois estou querendo levantar uma alternativa na empresa em que eu trabalho contra uma solucao proprietaria…


#3

Ola Igor

Suas perguntas sao de tirar o folego…

Antes de tudo do meu ponto de vista voce vai conseguir o que esta querendo com o adempiere, claro que com diversas customizacoes, talvez vc tenha q contratar uma consultoria ou uma equipe de desenvolvimento conforme vc achar mais conveniente.

Vamos as respostas

Voce pode controlar quantas empresas quizer com o adempiere e elas podem ter dados compartilhados ou nao. O que vai mudar sao os acessos dos usuarios

O Adempiere funciona perfeitamente para empresas de materiais de construcao, inclusive a Faire tem 3 grupos como clientes com o Adempiere rodando.

Acredito que seja possivel gerenciar via Projeto cada obra desta empresa, inclusive contratos. Estoques é tranquilo, bem como a parte de compras. A parte de curriculun deve ser implementada mais me parece q vc vai conseguir isso usando a parte de area de interesse dos parceiros de negocios colocando la as potencialidades para garimpar depois.]

Acredito que seja possivel gerenciar a Riquinho com a parte de projetos ou ativos, vai ter q analisar qual a melhor forma. a parte de contratos nao vai ser dificil implementar. O financeiro esta pronto.

Tudo isso pode ser implementado no parceiro de negocio.

A contabilidade acontece transparente ao usuario por traz de todo processo no adempiere. vai dar um pouco de trabalho parametrizar, mais acho q nao precisa implementar quaze nada

Voce pode gerenciar os contratos de varias formas: via projeto, ou via ordem de compra ou ordem de venda, ou ainda via fatura, criando um tipo de documento para a finalidade… tem q pensar bem qual a melhor forma

O Adempiere esta preparado para um BI principalmente utilizando as tabelas de contabilidade, mais eu nao vi nenhum funcinando ainda, tem alguns projetos andando nesse sentido, inclusive ja me procuraram propondo desenvolver isso como trabalho de pos-graduacao. Acho q compensa fazer uma parceiria com quem queira desenvolver, ou ver com quem ja tem alguma coisa.

-Ativos … a parte de depreciacao depende da contabilidade, os incidentes podem ser registrado no proprio ativo

Acho que pode ser implementado sobre a parte de ativos

Essa parte ja existe e funciona muito bem, basta configurar, chama-se Solicitacoes

A Faire desenvolveu um modulo exclusivo de manutencoes de ativos que se encaixa perfeitamente no que vc precisa, inclusive com check-lists para cada manutencao, amarrando os servicos executados e os produtos/pecas utilizadas, ficando tudo armazenado em um historico do ativo.

Nao tem pronto, mais seria muito facil de implementar

Tem alguma coisa na parte de projeto

O tempo para implementar e implantar depende de quanto vc tem para investir e o tamanho da equipe que vc pode contratar…rs

Procurei ser objetivo em cada resposta nao entrando em detalhes porque a maioria dos casos vc devera discutir com o consultor q vir a fazer parte do seu projeto.

Peço desculpas se alguma resposta nao ficou a contento ou ficou imprecisa pq basei-as no meu modesto conhecimento do Adempiere, mais com certeza outros membros do grupo podem complementar ou corrir-me se necessario (fiquem a vontade)


#4

Obrigado pela resposta. Tambem estou estudando as capacidades da ferramenta, nao é a minha area, procuro uma solucao para competir com Totus, Sap, e coisas da vida. Provavelmente precisarei de mao de obra para o projeto… mas isso. eh outra historia. =D


#5

Muito boas perguntas, e excelente respostas!!! Parabéns!