Aos pés da muralha...


#1

Amigos,

Já disse que sou novato, tanto no Adempiere, quanto em ERP, quanto em gestão de empresa.

Mas como a necessidade é quem manda, estou mergulhado e empenhado em entender e usar o Adempiere na empresa que estou montando.

Desde já há algum tempo, adotei a prática de escrever textos “How-To” para mim mesmo. Vejam só: uso software CAD, freqüentemente tendo de trazer dados de GPS para ele, criei meu site em Django (Python), uso Mac mas freqüento muito a linha de comando, vez por outra edito um vídeo, e agora (quem diria) me aproximo do Java em função de ter conhecido o Adempiere.

O fato é que é muita coisa (atalhos, manhas, comandos) para uma cabeça lembrar “em cima da hora” num momento de necessidade. Escrever os How-Tos foi uma maneira de manter produtividade quando passo de uma tarefa para outra totalmente diferente…

Então aqui estou frente a muralha de uma fortaleza. Lá dentro estão as maravilhas de usar um ERP em uma empresa. Mas como ultrapassar a muralha? Ou seja, como dominar os conhecimentos básicos que vão me dar uso prático (e básico, também) do Adempiere em meu dia-a-dia?

Preciso não apenas aprender, mas também ensinar para quem vai trabalhar junto comigo aqui. Por isso preciso escrever, sistematizar de alguma forma o conhecimento garimpado aqui e ali sobre o Adempiere.

Por isso, peço licença para ir tentando extrair estes conhecimentos básicos aqui do fórum (e de outros lugares) e ir criando mini-tópicos dentro do wiki, para ir clareando este caminho (que é meu, mas também de quase todos os que aqui chegam, pela primeira vez, aos pés da muralha da fortaleza Adepiere).

O fato complicador é que sou iniciante. No tutorial de instalação para Mac escrevi escrevi algo que, dias depois, percebi que não estava certo, e corri lá para apagar.

Então vou precisar de ajuda. Vou tentar compilar informações, colocá-las no wiki. Mas precisaremos de revisão!!! Isto só os experientes podem fazer. Então, como podemos proceder para fazer este processo de “escrever & revisar”?

Minha colaboração para a comunidade vai ser nesse sentido da documentação. Aqui na comunidade há muitos programadores Java. Se fosse Python eu até poderia, quem sabe, me arriscar a colaborar com código. Mas só pular a muralha já está bem difícil para mim. A construção e reforma da muralha deixo para os mestres-artesãos de código-fonte. :slight_smile:

E mais:

APRENDEU ALGUMA COISA AQUI NO FÓRUM? TESTOU? DEU CERTO? VAI LÁ NO WIKI, ESCREVE LÁ, COMPARTILHA SEU CONHECIMENTO!!!

O link vocês sabem: adempierelbr.sourceforge.net/

Vejo que este software tem grande potencial no Brasil. A comunidade (consultores+empresários+usuários) pode fazer isso acontecer…

Abraços a todos,
Márcio Moreira