Viabilidade da implantacao do ADempiere na minha empresa


#1

Olá pessoal, eu possuo um pequeno atacadista em Belo Htorizonte e estou a procura de um software para implantar na minha empresa.

Eu já instalei o ADempiere lá, porém não conseguir fazer nada ainda, e de passagem digo que achei o programa muito pouco intuitivo, o que certamente vai dificultar o treinamento dos funcionários.

Como sou um usuário e não um desenvolvedor, gostaria que vocês, se possível, resolvessem alguma das minhas dúvidas para que eu possa avaliar a viabilidade da implantação desse software.

Vamos la:

  1. Pelo que eu notei, esse software nao permite cadastro de CNPJ portante imprimir qualquer documento fiscal ( NF, cupom fiscal etc) não será possível no Adempiere, correto?

  2. Sobre a criação das tabelas de preço: Ela é feita a partir de um multiplicador ou eu digito o preço de item por item? Se alterar o custo do produto a tabela de preço atualiza automaticamente? Posso definir margens para direntes tipos de produto (exemplo copo custa 1,00 eu vendo 1,40 talher custo 1,00 eu venderia 2,00 logo os multipliacadores sao 1,4 e 2 respectivamente)?

  3. É possível que o vendedor na rua possuindo um notebook e conexão com a internet possa consultar estoque e tirar pedido? E se ele estiver sem internet e possível fazer alguma sincronia entre o banco de dados da empresa e do notebook 1x por dia, por exemplo ?

  4. Responda sinceramente, o programa é facil de usar? Você instalaria na sua empresa? Qual outro beneficio você encherga na implantação do adempiere fora aspectos relativos ao custo?

Obrigado a todos que por ventura venham a me ajudar.

Grato

Bruno Canoza


#2

Bruno,

Vamos lá…

[quote:a36eb]

  1. Pelo que eu notei, esse software nao permite cadastro de CNPJ portante imprimir qualquer documento fiscal ( NF, cupom fiscal etc) não será possível no Adempiere, correto?
    [/quote:a36eb]
    Estes campos são instalados no sistema através do AdempiereLBR, que oferece as adptações necessárias para que o ADempiere funcione no Brasil.

[quote:a36eb]
2) Sobre a criação das tabelas de preço: Ela é feita a partir de um multiplicador ou eu digito o preço de item por item? Se alterar o custo do produto a tabela de preço atualiza automaticamente? Posso definir margens para direntes tipos de produto (exemplo copo custa 1,00 eu vendo 1,40 talher custo 1,00 eu venderia 2,00 logo os multipliacadores sao 1,4 e 2 respectivamente)?
[/quote:a36eb]
As listas de preço no sistema são feitas através dos “Esquemas de Lista de Preço”, e você pode definir diversos multiplicadores, desconto por quantidade, etc.

[quote:a36eb]
3) É possível que o vendedor na rua possuindo um notebook e conexão com a internet possa consultar estoque e tirar pedido? E se ele estiver sem internet e possível fazer alguma sincronia entre o banco de dados da empresa e do notebook 1x por dia, por exemplo ?
[/quote:a36eb]
Com internet, sem problemas. Sem internet, fazendo uma sincronização precisaria ser feito algum desenvolvimento.

[quote:a36eb]
4) Responda sinceramente, o programa é facil de usar? Você instalaria na sua empresa? Qual outro beneficio você encherga na implantação do adempiere fora aspectos relativos ao custo?
[/quote:a36eb]
Bem, não sou usuário, sou implementador, acredito que algum usuário possa expor suas opiniões aqui.

Mas, falando sobre o sistema… o ADempiere é um ERP completo que não fica devendo nada a outras grandes soluções disponíveis no mercado.

A implantação de um sistema desses sempre exige uma certa mudança de cultura na empresa, é importante avaliar com cuidado os impactos que o sistema trará para o seus negócios e a melhor estratégia de implantação.

Uma coisa importante a ser considerada é o seguinte:

Imagine que hoje sua necessidade é um sistema de vendas e controle de estoque para 5~6 usuários. Você pode utilizar o ADempiere só para essas funções, com a garantia de que no futuro você poderá utilizar o mesmo ADempiere com 100 usuários e centenas de funções diferentes.

Ou seja, todo o investimento que você fizer no ADempiere, contratando consultoria, treinando pessoas, será aproveitado no futuro. Essa é uma ferramenta que vai acompanhar o crescimento da sua empresa.

Conforme você tiver mais dúvidas específicas, como a da lista de preços, escreva aqui que vamos te ajudando a responder se o sistema atende ou não a sua empresa.

Espero ter ajudado .

Um abraço,
Eduardo Montenegro


#3

Obrigado por me responder Montenegro.

Nessa segunda começarei a dar os primeiros passos para tentar trabalhar no ADempiere. Não irei instalar o pacote LBR ainda, vou esperar sair uma forma mais facil.

Na primeira vez que usei o programa ja notei que ele trabalha com conceitos totalmente diferentes, o mais diferente para mim foi o tal de parceiros de negocios para então transformar em fornecedor, funcionário, cliente e tal. Ainda estou confuso sobre esse cadastro.

Mas o q eu realmente gostaria de saber é o seguinte, como começar a operar o sistema? Na minha mente vem:

a) Implantar a minha empresa (CNPJ, endereço, etc e tal)
b) Criar os usuários
c) Comecar a implantar produtos, regras de negocio e por ai vai.

No ADempire seria ± assim? Como vocês fariam?


#4

Bruno Canoza, boa noite.

Apesar de fazer muito tempo, conseguiu implantar o Adempiere em sua empresa?

Grato,
Clayton