Problema na Guia "Purchasing" da Janela "Prod


#1

Olá,

Este tópico diz respeito a uma situação que acredito ser um “bug”…

Na Janela de Produtos, eu estou utilizando a Guia Purchasing (Tabela M_PRODUCT_PO), para relacionar produtos e fornecedores. No meu caso, um mesmo produto pode ter vários fornecedores.

Ocorre o seguinte: Quando estou incluindo os fornecedores nesta guia, o processo é normal, porém se eu tento alterar alguma informação, a guia aparentemente “se perde”, e são mostradas informações do primeiro registro (se mudar a forma de exibição para grade, verá que as linhas estão duplicadas)… Alguém já teve esse problema? Aparentemente isso acontece quando estou incluindo e alterando ao mesmo tempo…

O que eu reparei é que na tabela M_PRODUCT_PO não tem um campo ID (M_PRODUCT_PO_ID) como nas outras tabelas…

Seria uma boa idéia criar um espaço no Fórum exclusivamente pra discutir estes bugs? Como vcs fazem nesse caso… tentam resolvê-los ou esperam uma solução do Compiere?

Eu postei a mesma pergunta no fórum do Compiere.org, quem sabe eles respondam algo…


#2

Emerson,

Acho que podemos classificar este tipo de tópico dentro da área funcional mesmo, pois trata-se de uma funcionalidade padrão do Compiere.

Para que eu possa tentar ajudar, você conseguiria postar aqui o log de erro gerado pelo Compiere?

Eu sugiro alterar o trace level para “Fine”.

As mensagens de erro são exibidas no console sempre com símbolo “=========>” na frente.

Um abraço,
Eduardo.


#3

Olá, Eduardo…

O erro que consta no Log é este:

-----------> GridTable.saveWarning: SaveErrorDataChanged - VendorProductNo= 1000244(java.lang.String) != DB: 555(java.lang.String) -> New: 1000244333(java.lang.String) [11]

Neste caso, incluí 2 fornecedores na M_Product_PO e logo em seguida tentei alterar o campo VendorProductNo de um deles…

Como eu disse anteriormente, quando consulta no Grid as informações estão duplicadas… se executar um “Refresh” volta ao normal…

E aparentemente isso só ocorre quando tento fazer inclusão e na sequencia alguma alteração…


#4

Consegui reproduzir o erro aqui e fazendo alguns teste o erro parou de acontecer!

Estes foram os passos que eu segui:

  • Conforme você descreveu, inseri novos registros através da aba “Purchasing” na janela “Product”, e ao alterar o campo “Partner Product Key” recebi a mesma mensagem de erro.
    (Utilizando o Compiere 2.6.0a, banco de dados Oracle XE e o client GardenWorld)

  • Abri um novo client do Compiere e fiz o login no client System para dar uma olhada nas definições da tabela M_Product_PO.

  • Na coluna VendorProductNo desmarquei a opção “Mandatory”

  • Voltei ao client GardenWorld, executei um Cache Reset, abri novamente a janela “Product” e inseri um registro na aba “Purchasing” deixando em branco o campo o campo “Partner Product Key”
    Recebi a mensagem de erro do Oracle, pois o campo foi definido no próprio banco de dados para não permitir nulos.

  • Inseri um valor qualquer no campo e salvei o registro, agora sem qualquer mensagem de erro.

  • Alterei o valor do campo e não gerou qualquer erro.

  • Para verificar o erro novamente, voltei ao client System, marcando novamente o checkbox Mandatory na coluna VendorProductNo.

  • Voltei ao GardenWorld, mais um vez limpei o cache, abri novamente a janela “Product” e erro não ocorreu mais.

Não consegui descobrir o que estava acontecendo pois o erro simplesmente sumiu…

Tente esses passos e conte pra gente se funcionou ou não.

Um abraço,
Eduardo.


#5

Eduardo, segui os passos que vc passou mas no meu caso o problema persiste…

Parece que sempre acontece quando eu tento incluir e alterar registros em seguida… se eu entro na guia a faço apenas alterações, não ocorre o problema…

Eu citei o campo VendorProductNo como exemplo, mas acontece com outros campos também.

Ainda desconfio que pode ser algo relacionado com o fato desta tabela não ter um campo ID (M_PRODUCT_PO_ID)… vou criar este campo na tabela só pra fazer um teste, depois posto o resultado aqui.


#6

Emerson,

Qual o seu ambiente? (versão do Compiere/Banco de Dados)

Eu fiz os passos que descrevi em duas máquinas e ambas apresentaram exatamente o mesmo comportamento.


#7

Meu ambiente é este…

Sistema Operacional: Windows XP Professional
Compiere: Versão 260a
Banco de Dados: Oracle 10g


#8

Eu testei com estas configurações mesmo (testei tanto no XE como no Standard)

Se voce quiser, apenas como um teste, tente baixar a versão que postei aqui no site, não está ocorrendo este erro em minha máquina (e está com o Jasper integrado)

Até mais.

virtus.srv.br/forum/viewtopic.php?t=16


#9

Eduardo, fiz o teste que vc sugeriu… e eu “consegui” fazer o erro ocorrer novamente, mesmo usando a versão e o dump que vc passou…

Não tenho tido muito tempo pra analisar esta situação com mais profundidade, pois apareceram outras prioridades no Compiere… Mas pretendo “debugar” o código assim que der e ver se descubro alguma coisa…