Calculo Impostos(ICMS,PIS,COFINS) - Lucro Real


#1

Bom dia, Pessoal
A empresa onde trabalho deve migrar o Regime Fiscal de Simples Nacional para Lucro Real em Janeiro 2018.
Estou fazendo a configuração do ICMS para atender essa medida.

Na Lista de Preços já coloquei que o imposto está dentro do Produto.
Configurei o Produto na Localização Brasil (Categoria CFOP: Material e Grupo de Tributação)
Configurei o Cliente com Consumidor Final
Aliquotas de Impostos Configuradas
CFOP configurados.

Para venda com os CFOP’s 5.102 e 6.102, os impostos são calculados corretamente.
O unico problema é que na nota fiscal o TaxStatus não está aparecendo automaticamente, uma vez que está configurado no CFOP.

Mas o MAIOR problema é que quando o produto é Substituição Tributária (5.405 ou 6.405), esta calculando o ICMS tanto para dentro ou fora do estado.
Nosso caso deveria aparecer o CFOP de substituição e calculo zero, uma vez que já foi pago antecipadamente.

Já tente fazer configuração de impostos como exceção, mas não adiantou.
Qual o caminho para uma configuração correta ddo produto com substituição?

Onde devo fazer a configuração do PIS e COFINS, é na Alíquota de Impostos ou no CFOP?

Antecipadamente, grato pela ajuda.

Raimundo


#2

Bom dia, pessoal.
Estou fazendo algum avanço. O cálculo do ICMS está correto. Aparece no pedido de vendas e na nota fiscal, inclusive com o Tax Status.
Entretanto, não consigo calcular o PIS e COFINS.
Vou colocar abaixo, todos os passos que eu estou fazendo. Se alguém puder analisar e verificar onde eu estou errando, eu agradeço muito.

  1. Na lista de preço, informei que o Preço inclui imposto.

  2. Na Categoria do Imposto, criei a categoria PRODUTO.

  3. Na Alíquota do Imposto, fiz o seguinte:
    a) Criei a Taxa PRODUTO, informando a Categoria do Imposto PRODUTO e Nível Resumo.
    b) Criei a Taxa PRODUTO_ICMS, informando a Categoria do Imposto PRODUTO e o Imposto Pai PRODUTO.
    c) Criei a Taxa PRODUTO_PIS, informando a Categoria do Imposto PRODUTO e o Imposto Pai PRODUTO.
    d) Criei a Taxa PRODUTO_COFINS informando a Categoria do Imposto PRODUTO e o imposto Pai PRODUTO.

  4. CFOP
    a) Criei o CFOP 5.102. Venda de Mercadoria adquirida de Terceiros.
    b) Criei a primeira linha do CFOP, com as seguintes informações: Tipo de Documento - Standard Order, Tipo de Transação - Consumidor Final, Categoria de Destino - Estados Idênticos, Substituição Tributária - Não, Categoria do produto (CFOP) - Material, Produção Interna - Não, Categoria do Parceiro - Isento,
    Imposto Brasileiro - ICMSPROD-18,00 - Situação Tributária (ICMS) - 00 - Tributada integralmente, Mensagem Legal - Deixei em branco.
    c) Criei a segunda linha do CFOP, com as seguintes informações: Tipo de Documento - Standard Order, Tipo de Transação - Consumidor Final, Categoria de Destino - Estados Idênticos, Substituição Tributária - Não, Categoria do produto (CFOP) - Material, Produção Interna - Não, Categoria do Parceiro - Isento,
    Imposto Brasileiro - PISPROD-0,65 - Situação Tributária (ICMS) - 00 - Tributada integralmente, Mensagem Legal - Deixei em branco.
    d) Criei a primeira linha do CFOP, com as seguintes informações: Tipo de Documento - Standard Order, Tipo de Transação - Consumidor Final, Categoria de Destino - Estados Idênticos, Substituição Tributária - Não, Categoria do produto (CFOP) - Material, Produção Interna - Não, Categoria do Parceiro - Isento,
    Imposto Brasileiro - COFINPROD-3,00 - Situação Tributária (ICMS) - 00 - Tributada integralmente, Mensagem Legal - Deixei em branco.

  5. PRODUTO
    Informei o seguinte: Categoria do Produto - PRODUTO, Origem do Produto - 0 - Nacional, Item SPED - Mercadoria para Revenda, NCM - 5603.12.10, Categoria do Produto (CFOP) - Material, Grupo de Tributação - PRODUTO COM ICMS, CEST - Não permite o preenchimento.

  6. CLIENTE
    Informei o seguinte na Aba Cliente: Tipo de Transação - Consumidor Final, Categoria do Cliente (CFOP) - Isento, Grupo de Tributação (Cliente) - CONSUMIDOR FINAL.

  7. PEDIDO DE VENDAS
    Ao efetuar o Pedido de Vendas, informo a Taxa PRODUTO e automaticamente aparece o CFOP - 5.102 Venda de mercadoria adquirida e Imposto Brasileiro - ICMSPROD-18,00.
    Na aba Imposto do Pedido aparece o cálculo do ICMS corretamente.

  8. NOTA FISCAL
    Na Nota Fiscal, aba Imposto da Nota Fiscal aparece corretamente o cáclulo do ICMS.
    Na Nota Fiscal, aba Imposto Linha aparece corretamente o cálculo do ICMS e Tax Status.

Não mexi em nenhuma formula.

Qual o erro que estou cometendo?

Antecipadamente, grato pela ajuda.

Raimundo


#3

AVANÇANDO…
Descobri que o NCM não estava configurado corretamente.

  1. Na aba NCM, coloquei o imposto brasileiro PISPROD-0,65
  2. Na aba NCM Tax coloquei o imposto brasileiro PISPROD-0,65.
  3. Na aba CEST informei o código CEST.

Fiz um pedido de vendas e apareceram os impostos ICMS e PIS.
Na Nota Fiscal constam os impostos ICMS e PIS com os respectivos Tax Status.

Entretanto, agora estou na briga para configurar o COFINS.
Já tentei criar outro NCM com o mesmo código e fazer configurações do COFINS. Não funcionou.
Já tentei o mesmo NCM, criando uma segunda linha para o NCM Tax com o COFINS. Não Funcionou.

Alguém tem alguma sugestão.

Grato

Raimundo


#4

Agora sim, cálcula ICMS, PIS e COFINS.

A configuração do NCM, tem que ser efetuada da seguinte forma:

  1. Na criação do NCM, o imposto brasileiro tem que ficar em branco.
  2. Na aba NCM Tax, Imposto Brasileiro, cria-se o PIS com o Percentual e Tax Status e em seguida adiciona-se novo registro com o COFINS, Percentual e Tax Status.

Só não sei se passagens anteriores tem algum efeito.

O importante é que está funcionando.

Um abraço a todos.

Raimundo


#5

Olá Raimundo,

Fico feliz que está avançando…

Abs!