Certificado Digital - NFe

Assuntos gerais sobre o Compiere / Adempiere e sobre este fórum.
Raimundo Cruz

Re: Certificado Digital - NFe

Mensagempor Raimundo Cruz » Qui Set 29, 2016 2:19 pm

RESOLVIDO

Testa o status do serviço da NF-e

** Processo completado com sucesso

Ambiente: 2 - Homologation
Versão: SP_NFE_PL_008i2
Estado: 107 - Serviço em Operação
UF: 35
Data/Hora: 29/09/2016 13:44:28
Tempo Médio de Processamento: 1 minuto(s)

Antes de falar da solução, vamos entender o ambiente de instalação do AdempiereLBR.
Eu fiz a instalação do Adempiere na empresa, em Setembro de 2011. Versão 360LTS.
Ele foi instalado em uma maquina virtual Debian 6, com jdk1.6.0_21 e PostgreSQL 8.4
Realizei as atualizações até 201609.
Durante esse período não tive problemas, pois a empresa não usava o Adempiere para rodar a NFe. Ela apenas implantava a nota gerada pelo sistema do governo.
Bom, eu estava emperrado no ProcStatusServico, com o erro de Access Denied. Eu imagina que o problema poderia ser a versão do jdk. Tentei configurar o jdk1.8, porem no momento de executar o RUN_setup.sh, isso não foi permitido, ele esperava o jdk1.6.0.
Bom, o jeito foi comerçar do zero.

1) Configurei uma maquina virtual com Debian 8.
2) Instalei o PostgreSQL 9.3
3) Instalei o JDK1.8.0_91
4) Instalei o AdempiereLBR(Adempiere360_LTS_Kenos2015.tar.gz)
5) Fiz um pg_dump -Ft -b Adempiere > AdempiereBackup.tar do Adempiere do PostgreSQL 8.4
6) Fiz pg_restore -d Adempiere AdempiereBackup.tar no PostgreSQL 9.3

Não sei se havia uma solução mais simples, porém essa funcionou.
Resta acompanhar mais um pouco, para verificar se não houve problema com o pg_restore.

Raimundi

ralexsander
Contato:

Mensagempor ralexsander » Qui Set 29, 2016 2:36 pm

Que boa noticia Raimundo, eu não sabia mais o que poderia ser... rs

Agora basta você configurar o Tipo de Documento para a NF, colocar qual é o próximo número da sequência e gerar as faturas de vendas, estas faturas irão gerar as NFs, ai é só conferir e completar a NF.

Abs!
Ricardo Alexsander Santana
http://www.kenos.com.br

Raimundo Cruz

Mensagempor Raimundo Cruz » Qui Nov 24, 2016 5:19 pm

Olá Ricardo,

Estou configurando a NF-e para nossa filial em Manaus.
Usei o certificado PFX dessa referida filial e a validação foi OK.
Usei o certificado JKS nfe-trust (que baixei do forum) e a validação foi ok.

Entretando quanto acesso ServiceStatus, ocorre o seguinte erro:

Testa o status do serviço da NF-e

** Erro: - Falha na verificação de Status - javax.net.ssl.SSLException: Connection has been shutdown: javax.net.ssl.SSLHandshakeException: sun.security.validator.ValidatorException: PKIX path building failed: sun.security.provider.certpath.SunCertPathBuilderException: unable to find valid certification path to requested target

Para a filial São Paulo o JKS funcionou sem problemas. Posso usar o mesmo para Manaus?

Grato,

Raimundo

ralexsander
Contato:

Mensagempor ralexsander » Qui Nov 24, 2016 5:54 pm

Olá Raimundo, sim o mesmo JKS deveria funcionar para ambas empresas. Faça o teste a seguir:

Use um PC com Windows, dê um duplo-clique no certificado PFX da sua empresa de Manaus, o Windows irá abrir uma janela para importar o certificado, marque somente a opção Permitir que o certificado seja exportável (frase parecida com essa). Depois entre no site da empresa que emitiu o seu certificado (SERASA, Correios, CertSign, etc.) e baixa a cadeia de certificados correspondente ao seu A1. Depois vá em Painel de Controle, Opções da Internet, aba Segurança, botão Gerenciar Certificados. Vai abrir uma janela com os certificados instalados no seu computador, escolha o certificado de Manaus, clique em Exportar. Nas opções de exportação, marque Incluir a cadeia de certificados e salve o arquivo.

Tente colocar este arquivo no Adempiere.

Os nomes dos campos e dos flags podem estar um pouco diferentes do que eu falei, pois eu não tenho mais um PC com Windows para saber o nome exato.

Raimundo Cruz

Mensagempor Raimundo Cruz » Sex Nov 25, 2016 5:15 pm

Olá Ricardo,
Segui as orientações, mas ainda não consegui.

Na hora de baixar a cadeia, descobri que a empresa mudou de certificadora ( De SERASA para DOCCLOUD).
Baixei a cadeia da DOCCLOUD e fiz conforme a orientação para gerar um novo certificado pfx.
A validação foi OK.
Mantive o nfe_trust.jks baixado do forum.
Continuou o erro.

Em uma segunda tentantiva,
Exportei a cadeia para gerar .cer e depois usei o keytool para gerar um novo jks.

Continuou o erro.

Por favor, sera que voce pode gerar um novo jks, baseado na cadeia da DOCCLOUD?
De repente eu não esteja gerando corretamente.

Grato,

Raimundo

ralexsander
Contato:

Mensagempor ralexsander » Sex Nov 25, 2016 9:06 pm

Olá Raimundo,

Você pode usar o programa http://www.keystore-explorer.org/ para editar o JKS. A senha é "changeit".

Basta o JKS por esse programa e tentar importar a cadeia de certificados desejada para testar.

Abs!

Raimundo Cruz

Mensagempor Raimundo Cruz » Sex Dez 02, 2016 10:13 am

Olá Ricardo, bom dia,

Fiz todas as modificações possíveis, mas o ProcStatusServ continua com com o mesmo erro.

** Erro: - Falha na verificação de Status - javax.net.ssl.SSLException: Connection has been shutdown: javax.net.ssl.SSLHandshakeException: sun.security.validator.ValidatorException: PKIX path building failed: sun.security.provider.certpath.SunCertPathBuilderException: unable to find valid certification path to requested target

Segui as orientações, gerei novo jks pelo aplicativo Kse. Mesmo assim não obtive exito.
Apaguei os certificados de da filial são paulo (que estão funcionando) e deixei somente o certificado da filial Manaus, mas não adiantou.

Voltei com as configurações, ou seja, Certificado Filial São Paulo + nfe-trust.jks e Certificado Filial Manaus + nfe-trust.jks e Configuração NF para ambas.

Interessante, o teste de geração da NFE, em ambiente de Homologação, para filial São Paulo e Manaus funcionam perfeitamente.

Bom vou seguir em frente, deixando por enquanto, esse assunto pendente.

Um abraço, obrigado

Raimundo

Voltar para “Geral”