Migração para LBR-201604


#1

Bom dia, pessoal,
Depois de um longo tempo afastado da ferramenta, retornei.
Hoje tenho o Adempierelbr em uma maquina virtual Debian com PostgreSQL.
O ultimo script instalado foi 360-trunk/040-FR_3220195.sql e tem rodado a contento.

Minha primeira missão é atualizar o Adempiere para a versão LBR-201604.

Pelo que vi no site, tenho que começar pela pasta migration/00000.

OK já baixei o repositório.
Ao processar o script 041-FR_3238184.sql começou o meu problema.
Da um erro de relacionamento de tabela. Sei como resolver. É so colocar o nome do banco (adempiere) antes das tabelas. Não faz sentido entrar em um script de 1000 linhas e sair alterando.
Em uma query simples, tal como, SELECT * FROM c_invoice, acontece o ERROR: relation “c_invoice” does not exist
SQL state: 42P01

Agora se executar da seguinte maneira SELECT * FROM adempiere.c_invoice, o resultado é positivo.

Desculpe se esse assunto não é foco da ferramenta, mas já vasculhei em tudo que é site.
Outra pergunta:
Por acaso tem um passo a passo para fazer a migração?
Grato,
Raimundo


#2

Olá Raimundo,

Verifique qual usuário você está conectando no BD. O correto seria conectar com o mesmo usuário do adempiere (não use system, postgres, etc).

Se ocorrer o mesmo erro com o usuário adempiere, acerte o search_path do usuário adempiere, ex:

ALTER USER adempiere SET search_path = adempiere,postgres,template0,template1
;

Abs!


#3

Um resumo de como fazer a migração:

O primeiro passo é fazer um backup, caso alguma coisa dê errado.

É recomendável instalar o mercurial no linux:
Debian: sudo apt-get install mercurial
CentOS: sudo yum install mercurial

Mac e Windows você pode copiar daqui mercurial-scm.org/

Se não quiser instalar o mercurial, vc pode copiar o código-fonte do projeto diretamente daqui: bitbucket.org/AdempiereLBR/adem … /downloads na opção TAGS

Para clonar o repositório usando o mercurial use:
hg clone bitbucket.org/adempierelbr/adempierelbr

Depois entre na pasta recém criada:
cd adempierelbr

E use o comando update para ir para a versão desejada:
hg update LBR-201604

Como vc está numa versão muito antiga (360-trunk/040-FR_3220195.sql), vai precisar separar os scripts manualmente, entre na pasta migration/000000 e apague todos os scripts anteriores ao último executado. Ai basta executar o comando install que fica na pasta migration. Você vai encontrar 4 scripts, os que finalizam com .sh são pra linux, os .bat pra windows, install_ora são pra Oracle e install_pg para PostgreSQL.

A sintaxe é a seguinte (PostgreSQL em Linux por exemplo):
install_pg.sh PASTA BD USUÁRIO

Você deve começar pela pasta 000000, e ir subindo versão por versão, assumindo que o usuário do BD é adempiere e o nome do BD também é adempiere, ficaria assim:

install_pg.sh 000000 adempiere adempiere

Quando concluir, execute a próxima versão e assim sucessivamente:

install_pg.sh 201507 adempiere adempiere

Confira o arquivo result_pg.log para verificar se não ocorreu nenhum erro.

Depois basta substituir os arquivos zkcustomization.jar e customization.jar que ficam na pasta lib da sua instalação com os arquivos baixados daqui: bitbucket.org/AdempiereLBR/adem … /downloads

E por último executar o RUN_silentsetup.sh

É recomendável também atualizar a tradução, executando o processo Importar/Exportar Tradução e selecionar a pasta adempierelbr/data/translation/lbr/pr_BR

Att.


#4

Olá Ricardo, boa noite
Excelente o tutorial que voce passou.
Executei em uma maquina teste e passou perfeito.
Agora, no configurador do sistema aparece como ultima atualização V201605-Development.
Em termos de funcionamento do sistema não achei nenhum problema.
Ah! so não achei o arquivo result_pg.log.

Durante a semana vou estressar um pouco mais e verificar a integridade dos dados.

Depois eu coloco em produção.

Muito obrigado.

Raimundo