Projeto Adempiere Ativo ainda?


#1

Gostaria de saber se o projeto Adempiere ainda está ativo e com atualizações, se possivel me mande os links tambem pois o sourceforge ta em 2011…
E se possivel gostaria de aprender esta ferramenta ERP,
Gostaria de troca de experiencias tambem, patricksbraz@gmail.com


#2

Patrick,

O último release estável era realmente de 2011, desde este release até um mês atrás houveram algumas mudanças na comunidade e parece que agora as coisas voltaram ao normal no projeto. Algumas empresas tem contribuido financeiramente para patrocinar uma pessoa para revisar todos as contribuições e continuar agregando as novas funções e correções de bugs no sistema. Em poucos dias deve sair uma versão alpha que precede o próximo release.

Att.


#3

Bom dia, Ricardo.
Aproveitando o gancho, isso significa que chegaram a um consenso entre ADempiere 370 e iDempiere? Ainda que os dois projetos continuassem separados por propostas diferentes de estrutura e releases, seria muito bom se aparassem as arestas para compartilharem as evoluções dos fontes…

[]s
Marcelo Monsores


#4

Obrigado pelas respostas, e gostaria de saber também se realmente compensa o investimento na solução.


#5

Estamos mudando a estrutura da LBR para que seja compatível para ambos projetos. Não vamos lançar versão da LBR oficial para o Adempiere 370, somente para 380 e adiante.

O Projeto é bastante robusto o que o torna bastante viável para diversos segmentos. Com a filosofia de Bazaar, não é raro acontecerem brigas, forks, etc. Acredito que com a popularização do Mercurial e GIT, a visão sobre Forks está mudando, então não devemos ter mais problemas futuros como o que ocorreu, já que se alguém não estiver contente, pode fazer um fork e, de certo modo, os trabalhos podem ser intercambiados de um fork a outro.


#6

Boa noite, Ricardo.
Relendo o que escrevi, eu percebi que não fui muito claro. O consenso sobre o qual falei era entre os projetos principais (Adempiere e iDempiere). No caso do LBR eu entendo que o direcionamento depende do consenso deles.
É que, quando você falou em “mudanças” e “coisas voltando ao normal” eu fiquei com esperança deles terem aparado as arestas e voltado a caminhar juntos. :slight_smile:

Sds,
Marcelo


#7

Entrando de penetra aqui na conversa, vocês sem querer acabou tirando algumas dúvidas que eu tinha referente a esse assunto.


#8

No ano passado estivemos com o pessoal do Adempiere e em Maio deste ano fomos para Alemanha conhecer o pessoal do iDempiere. Os projetos não vão se fundir novamente, pelo menos não em um futuro próximo. O que eu quis dizer é que o Adempiere conseguiu uma maneira de se manter e continuar ativo, coisa que não ocorria desde 2011. A minha idéia é manter 2 versões da LBR uma pra cada sistema, atualmente eu já fiz alguns testes para converter o LBR pra plugin, mas eu decidi segurar um pouco, deixar a estrutura mais simples e depois soltar o plugin. Meus planos são para concluir isso até Dezembro, dessa forma será ‘menos complicado’ manter as duas versões. De qualquer forma esse congelamento do Adempiere se provou ‘positivo’ para a gente no Brasil, pois mostra que a gente consegue manter o projeto Adempiere caso ninguém mais queira.